Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Criação do modelo de negócio para uma empresa do setor automóvel

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Versão Definitiva - Ricardo Pinheiro - MCE.pdf1.78 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As micro, pequenas e médias empresas desempenham um papel importante na economia Portuguesa, sendo estas uma das impulsionadoras do tecido económico, contribuindo em grande escala para o crescimento e sustentabilidade da economia, tornando-se importante pela criação de emprego. Pretende-se com este projeto aplicado criar um do modelo de negócio para uma micro empresa recém-criada do setor automóvel e analisar a relevância deste tendo em conta o meio envolvente. Tendo em conta a metodologia do projeto aplicado e fazendo uso da estrutura analítica do Business Model Canvas proposto por Osterwalder e Pigneur (2010), será criado o modelo de negócio da Spot Rapid Motors Unipessoal, LDA, para que posteriormente seja efetuada a avaliação interna da empresa, forças e fraquezas e a avaliação da posição da empresa face ao meio envolvente, oportunidades e ameaças. Nesse sentido foi efetuada a caracterização do modelo de negócios da empresa Spot Rapid Motors Unipessoal, LDA, tendo em conta os nove blocos que constitui o modelo de negócios Canvas: 1. Estrutura de Custos; 2. Fontes de Rendimento; 3. Segmento de Clientes; 4. Canais; 5. Relações com os Clientes; 6. Parceiros Principais; 7. Atividades Principais; 8. Recursos Principais; 9. Proposta de Valor, bem como o diagnóstico de cada um desses blocos, através de uma análise SWOT, o que permitiu construir uma visão global sobre o modelo e o posicionamento da empresa face aos clientes, fornecedores e outros parceiros de negócio. Contudo, é possível referir que a empresa Spot Rapid Motors Unipessoal, LDA, depois do seu modelo de negócios criado, poderá ter mais possibilidade de crescimento e de desenvolvimento, uma vez que após a descrição e análise deste é possível verificar todos os aspetos positivos e negativos de forma a direcionar as estratégias.
Micro, small and medium-sized enterprises play an important role in the Portuguese economy, which are the main drivers of the economic fabric, contributing in large measure to the growth and sustainability of the economy, becoming the main responsible for job creation. The aim of this project is to create one of the business model for a newly created micro-enterprise of the automotive sector and to analyze the relevance of this taking into account the surrounding environment. Taking into account the methodology of the case study and making use of the analytical structure of the Business Model Canvas proposed by Osterwalder and Pigneur (2010), the business model of Spot Rapid Motors Unipessoal, LDA will be created so that later the internal evaluation the company's strengths and weaknesses and the assessment of the company's position vis-à-vis the environment, opportunities and threats. In this sense, the business model of the company Spot Rapid Motors Unipessoal, LDA was characterized, taking into account the nine blocks that constitute the Canvas business model: 1. Structure of Costs; 2. Sources of Income; 3. Segment of Clients; 4. Channels; 5. Relations with Clients; 6. Major Partners; 7. Main Activities; 8. Key Features; 9. Proposal of Value, as well as the diagnosis of each of these blocks, through a SWOT analysis, which allowed to build a global view on the model and the positioning of the company vis-à-vis customers, suppliers and other business partners. However, it is possible to mention that the company Spot Rapid Motors Unipessoal, LDA, after its created business model, may have more possibility of growth and development, since after the description and analysis of this it is possible to verify all the positive aspects and strategies.

Description

Relatório de projeto aplicado do Mestrado em Ciências Empresariais no Ramo Gestão de PME

Keywords

Micro Pequenas e Médias empresas Setor automóvel Empreendedor Modelo de negócios Business Model Canvas Análise SWOT Small and Medium-Sized Businesses Automotive Sector Business Model Business Model Canvas SWOT Analysis

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais

CC License