Publication
Aprendizagens matemáticas num contexto envolvendo a educação rodoviária e a robótica educativa: um cenário de aprendizagem em educação pré-escolar
dc.contributor.advisor | Martins, Fernando Manuel Lourenço, 1978- | |
dc.contributor.advisor | Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981- | |
dc.contributor.author | Cunha, Mariana Chagas da | |
dc.date.accessioned | 2024-05-23T11:21:18Z | |
dc.date.available | 2024-05-23T11:21:18Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final incide no trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico em Educação Pré-Escolar, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico, no ano letivo de 2020/2021. Este documento encontra-se estruturado em três secções: Introdução, Componente Investigativa e Componente Reflexiva. Na Introdução, é apresentado um enquadramento dos estágios realizados durante as práticas supervisionadas, em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo de Ensino Básico, e uma breve descrição dos respetivos contextos. Na Componente Investigativa, é apresentado um estudo realizado no contexto de estágio em Educação Pré-Escolar, tendo como problema de investigação: de que modo se pode promover aprendizagens matemáticas e desenvolver simultaneamente a educação rodoviária, na Educação Pré-Escolar, através de um cenário de aprendizagem envolvendo a robótica educativa? Foi implementado uma sequência didática de cinco sessões que integra um cenário de aprendizagem, em contexto de Educação Pré-Escolar, num grupo envolvendo 25 crianças. Na Componente Reflexiva, são apresentadas reflexões críticas sobre os estágios pedagógicos realizados, em contextos de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo de Ensino Básico, respetivamente, focando-se estas nas aprendizagens desenvolvidas pela Estagiária, nas dificuldades sentidas e em aspetos pertinentes para o desenvolvimento de uma futura profissional na área da Educação. Nesta parte do Relatório Final, é ainda apresentada uma reflexão sobre a importância dos estágios pedagógicos ao longo da formação inicial de educadores e professores. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203596358 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50903 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.relation | Instituto de Telecomunicações | |
dc.relation | Centre for Research and Innovation in Education | |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Educação Rodoviária | pt_PT |
dc.subject | Cenário de Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Robótica Educativa | pt_PT |
dc.title | Aprendizagens matemáticas num contexto envolvendo a educação rodoviária e a robótica educativa: um cenário de aprendizagem em educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Instituto de Telecomunicações | |
oaire.awardTitle | Centre for Research and Innovation in Education | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F50008%2F2020/PT | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F05198%2F2020/PT | |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | a7d28e64-e0d5-434a-8b30-aba137078477 | |
relation.isProjectOfPublication | 233924b2-c70f-4b08-bba6-fef34f164876 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 233924b2-c70f-4b08-bba6-fef34f164876 | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |