Repository logo
 
Publication

Desinformação na publicidade digital de suplementos alimentares: manipulação e riscos para a saúde dos consumidores portugueses

dc.contributor.advisorImamovic, Irma
dc.contributor.advisorGonçalves, Ana Rita
dc.contributor.authorRuiz, Susana Maria Vieira Ramos de
dc.date.accessioned2025-07-30T11:37:28Z
dc.date.available2025-07-30T11:37:28Z
dc.date.issued2025-07-10
dc.description.abstractNum contexto cada vez mais marcado pela digitalização da comunicação, os consumidores portugueses estão constantemente expostos a conteúdos publicitários, especialmente nas plataformas digitais. Entre estes, destaca-se a publicidade de suplementos alimentares, que frequentemente recorre a mensagens persuasivas desprovidas de validação científica, promovendo alegações de saúde potencialmente falsas. Este fenómeno levanta sérias preocupações sobre o possível impacto da desinformação nas intenções, decisões e comportamentos de compra nos consumidores em Portugal. A presente investigação tem como principal objetivo analisar de que forma a desinformação presente na publicidade digital de suplementos alimentares influência as decisões de compra e os padrões de consumo entre consumidores portugueses, potenciando práticas de risco para a sua saúde. Para isso, recorreu-se a uma metodologia mista, combinando análise quantitativa com abordagem qualitativa, de forma a garantir uma compreensão mais abrangente do fenómeno. Conclui-se que é urgente reforçar a educação digital e a regulamentação da publicidade em saúde no meio digital, de forma a proteger os consumidores da desinformação e promover práticas de consumo mais seguras e conscientes.por
dc.identifier.tid203975413
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58264
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectConsumo inadequado
dc.subjectDesinformação digital
dc.subjectDesinformação online
dc.subjectInfluenciadores
dc.subjectIntenção de compra
dc.subjectLiteracia digital
dc.subjectManipulação
dc.subjectPlataformas digitais
dc.subjectPublicidade digital
dc.subjectRiscos para a saúde
dc.titleDesinformação na publicidade digital de suplementos alimentares: manipulação e riscos para a saúde dos consumidores portugueses
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Negócios

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
susana_ruiz.pdf
Size:
10.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: