Repository logo
 
Publication

A inclusão de alunos portadores da síndrome de Angelman

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorCosta, Sónia Teresa Simões da
dc.contributor.authorGarrido, Sílvia Teresa Tovim Rangel
dc.date.accessioned2025-03-19T10:57:46Z
dc.date.available2025-03-19T10:57:46Z
dc.date.issued2025-01-20
dc.description.abstractCom o Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho, a educação inclusiva conquistou o seu espaço, tornando-se um meio imprescindível para indivíduos com necessidades específicas. O presente trabalho pretende dar a conhecer a Síndrome de Angelman, uma síndrome rara e pouco conhecida em Portugal, a um grupo de profissionais do ensino e perceber a perceção destes face à inclusão de indivíduos portadores da patologia na escola, visto acarretar grandes desafios no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem, bem como no estabelecimento de relações, na integração social recíproca e de comunicação, devido às suas características cognitivas e de linguagem, físicas, comportamentais e problemas neurológicos. A par da revisão da literatura, este estudo é sustentado numa metodologia de cariz misto, enquadrando-se quer no paradigma quantitativo, quer no paradigma qualitativo, tendo como base a realização de uma Ação de Formação, subordinada ao tema “Síndrome de Angelman: estudo de casos”, apresentada numa instituição de ensino, na qual participaram educadores, professores e demais profissionais da educação. Os participantes, neste estudo, responderam a um inquérito por questionário e um grupo mais restrito a uma entrevista semiestruturada. Com este estudo é possível analisar o conhecimento dos participantes, antes e depois da formação planificada, sobre as características e estratégias de intervenção junto destes alunos, verificar a perceção dos profissionais da educação face à sua inclusão na escola e nas suas classes, avaliando a problemática desta inclusão, e avaliar a existência de recursos físicos e humanos para a inclusão escolar destes alunos. O trabalho permite validar os objetivos de estudo a que nos propusemos e os resultados apresentados alinham-se com a compreensão do processo de inclusão, destacando as possibilidades de aprendizagem destes indivíduos e privilegiando, também, a sua integração social.por
dc.description.abstractWith the Decree-Law No. 54/2018, of July 6, inclusive education conquered its space, becoming an essential means for individuals with special needs. The present work is aimed to raise awareness about Angelman Syndrome, a rare and unfamiliar syndrome in Portugal, to a group of teaching professionals and understand their perception regarding the inclusion of individuals with the pathology in schools, as it entails great challenges in terms of the teaching and learning process, as well as the establishment of relationships, reciprocal social integration and communication, due to its cognitive and language characteristics, physical, behavioral and neurological problems. Along with a literature review, this study is supported by a mixed methodology, within the quantitative paradigm and the qualitative paradigm, based on the completion of a Training Initiative, under the theme “Angelman Syndrome: study of cases”, presented at an educational institution, in which educators, teachers and other education professionals participated. Participants in this study responded to a survey by questionnaire and a semi-structured interview was conducted to a more restricted group. With this study it is possible to analyze the participants' knowledge before and after the planned Training Initiative on the characteristics and intervention strategies for these students, verify the perception of education professionals regarding inclusion in the school and their classes, evaluating the problematics of this inclusion, and assess the existence of physical and human resources for the school inclusion, of these students. This work allows us to validate the study objectives we proposed and the results presented align with the understanding of the inclusion process, highlighting the learning possibilities of these individuals, also privileging their social integration.eng
dc.identifier.tid203909283
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/57341
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectSíndrome de Angelman
dc.subjectEducação Inclusiva
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectPráticas Pedagógicas
dc.subjectAngelman Syndrome
dc.subjectInclusive Education
dc.subjectLearning
dc.subjectPedagogical Practices
dc.titleA inclusão de alunos portadores da síndrome de Angelmanpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SILVIA_GARRIDO.pdf
Size:
12.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: