Repository logo
 
Publication

Autenticidade no marketing digital e relações com a geração Z: Um estudo comparativo

dc.contributor.advisorMendes, António Manuel Campos
dc.contributor.authorPinto, Diana Isabel Ferreira
dc.date.accessioned2025-11-17T16:37:21Z
dc.date.available2025-11-17T16:37:21Z
dc.date.issued2025-10
dc.description.abstractNuma era pautada pelo forte dinamismo digital, a procura pela autenticidade ganha uma nova relevância nas narrativas sociais. Este estudo visou, assim, compreender de que forma a autenticidade no marketing digital influencia as relações entre marcas e consumidores da Geração Z. Adicionalmente, a investigação centrou-se na comparação entre o setor cosmético e alimentar, em Portugal. Neste sentido, foi adotada uma abordagem mista, com base na análise quantitativa de um questionário online, auxiliada pela análise qualitativa de respostas abertas. Apesar da ausência de moderação significativa, os resultados sugerem que a autenticidade tem um efeito direto nas relações comunais. A análise qualitativa complementou os dados, indicando a importância dos valores sociais e humanização da marca para a perceção de autenticidade. A investigação evidenciou o papel estratégico deste atributo nas relações, num contexto digital, contribuindo para um enriquecimento teórico e prático.por
dc.description.abstractIn an era marked by strong digital dynamics, the search for authenticity is gaining new relevance in social narratives. Therefore this study aimed to understand how authenticity in digital marketing influences the relationship between brands and Generation Z consumers. In addition, the research focused on comparing the cosmetics and food sectors in Portugal. In this sense, a mixed approach was adopted, based on the quantitative analysis of an online questionnaire, aided by the qualitative analysis of open responses. Despite the absence of significant moderation, the results suggest that authenticity has a direct effect on communal relations. The qualitative analysis complemented the data, indicating the importance of social values and brand humanization for the perception of authenticity. The research highlighted the strategic role of this attribute in relationships in a digital context, contributing to theoretical and practical enrichment.eng
dc.identifier.tid204050456
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/59838
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectAutenticidade
dc.subjectMarketign digital
dc.subjectMarketing relacional
dc.subjectGeração Z
dc.titleAutenticidade no marketing digital e relações com a geração Z: Um estudo comparativo
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Inovação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
VF_Dissertação.pdf
Size:
2.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: