Repository logo
 
Publication

Estudo prospetivo sobre as capacidades de projeção militar

dc.contributor.authorFavinha, José
dc.date.accessioned2017-01-09T16:52:44Z
dc.date.available2017-01-09T16:52:44Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractNo estudo prospetivo das capacidades de projeção militar de âmbito aeronaval que Portugal deve possuir, descreveram-se as capacidades de projeção aeronavais nacionais, concluindo-se que existem lacunas importantes no transporte marítimo estratégico e uma limitada capacidade de transporte aéreo estratégico. As unidades da Força de Reação Imediata continuarão a ser os elementos base para a capacidade autónoma de projeção de força militar na próxima geração. Na componente aérea será importante garantir a aquisição de aeronaves de transporte KC-390. Na componente naval, existem como opções possíveis a aquisição de um navio de apoio logístico conjunto novo ou um binómio de navios, composto por um navio reabastecedor de esquadra e um navio polivalente logístico. Acredita-se que se deve manter o nível de ambição máximo atualmente estabelecido para a capacidade combinada, assumindo-se a incapacidade futura de dispor de meios de projeção para esse nível de forças, pelo que se abordam as opções multilaterais, smart defence e de sharing and polling possíveis, para a mitigação dessa lacuna. A edificação da capacidade de projeção de força deve seguir uma abordagem bottom/up. A Lei de Programação Militar em vigor não contempla a aquisição de meios de transporte estratégico, pelo que há que corrigir este ponto em sede da sua próxima revisão. Abstract: Throughout this study for the future of the Portuguese military projection capabilities, in the maritime and air dimensions, we made a description of the current power projection capabilities, concluding that a significant shortfall remains in the strategic maritime transportation capability, and only a limited number of air transportation assets exists in the inventory. The units of the Immediate Reaction Force will be the main force for the autonomous capability in the next generation. For the air component, it’s paramount the acquisition of KC-390 transport aircrafts, and for the maritime component, we can choose between the option of one new joint logistic support ship, or a pair of ships composed by one fleet replenishment tanker and one landing platform dock. The level of ambition should be kept at the same level for the combined capability. We take the assumption that we will not have the capability to project those forces, and several options of multilateral, smart defense and sharing and polling assets, could be chosen to mitigate that shortfall. The development of the military force projection capability should follow a bottom/up approach. The approved military acquisition program doesn´t include the strategic transportation platforms. The next review of the acquisition program should include those assets.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17361
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIUMpt_PT
dc.subjectCapacidade de projeçãopt_PT
dc.subjecttransporte estratégicopt_PT
dc.subjectconceito estratégico militarpt_PT
dc.subjectsistema de forçaspt_PT
dc.subjectProjection capabilitypt_PT
dc.subjectstrategic transportationpt_PT
dc.subjectmilitary strategic conceptpt_PT
dc.subjectapproved forcespt_PT
dc.titleEstudo prospetivo sobre as capacidades de projeção militarpt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TII Favinha_Estudo prospetivo sobre as capacidades de projeção militar.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: