Repository logo
 
Publication

Aprendizagem cooperativa em crianças em idade pré-escolar

dc.contributor.advisorMartins, Maria José D.
dc.contributor.authorBaço, Daniela Marina Sequeira
dc.date.accessioned2016-07-08T14:03:54Z
dc.date.available2016-07-08T14:03:54Z
dc.date.issued2013-12-04
dc.description.abstractO presente relatório decorreu durante a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e é um reflexo das experiências no Jardim-de-Infância da Praceta, na cidade de Portalegre. O trabalho intitulado de “A Aprendizagem Cooperativa na Educação Pré-Escolar” teve comos principais objetivos: identificar e promover competências em crianças em idade pré-escolar; desenvolver competências sociais que permitam a cooperação entre crianças em idade pré-escolar (dos 3 aos 6 anos). Para tal, foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados, e foram várias as atividades que promovemos com as crianças de modo a podermos refletir sobre esta metodologia que se baseia na cooperação e entreajuda. Metodologicamente foi usada a investigação-ação, o que permitiu uma reflexão em todos os momentos e que se constituiu como um apoio às nossas práticas enquanto estudantes de Mestrado e enquanto futuros profissionais de educação. Utilizámos um dilema social, não moral e uma entrevista semiestruturada, a fim de compreender melhor o mundo social e as competências sociais das crianças. Os resultados enfatizam que as crianças ainda se encontram entre o nível 0 – impulsivo e o nível 1 – unilateral, ou seja, que pensam na sua satisfação pessoal e tentam apaziguar o outro, respetivamente. Utilizámos ainda uma escala de avaliação do desenvolvimento da criança, de Alberto Sousa, a fim de avaliar as competências das crianças no que diz respeito à cooperação e ao relacionamento. Neste tópico os resultados que obtivemos demonstraram que a maioria das crianças se encontram num nível 3, no que diz respeito ao Relacionamento, e que na Cooperação as crianças obtêm valores mais baixos, isto é um reflexo da idade das crianças e da sua maturidade, pois a criança pré-escolar demonstra egocentrismo.pt_PT
dc.description.abstractThis report took place during the Supervised Teaching Practice of the Masters in Educação Pré-Escolar and is a reflection of the experiences in Infância da Praceta Kindergarten, in Portalegre city. The assignment entitled "Aprendizagem Cooperativa na Educação Pré-Escolar" had as main objectives: to identify and promote skills in children in preschool age; develop social skills to enable cooperation between children in preschool age (3 to 6 years). To this end, various instruments for data collection were used and several activities with children were promoted so that we can reflect on this methodology which is based on cooperation and mutual assistance. A social dilemma, not moral and semi-structured interview were used in order to have a better understanding of the social world and the children social skills. The results emphasize that children are still between level 0 - impulsive and level 1 - unilateral, i.e., they think about their personal satisfaction and try to appease the other, respectively. We also used a rating scale of child development, by Alberto Sousa, in order to assess children skills concerning to cooperation and relationship. In this topic, the obtained results have demonstrated that most children are at a level 3, regarding to relationship, and at cooperation children get lower values, this is a reflection of the child's age and maturity, on this account the preschool child demonstrates self-centeredness. Methodologically was used action-investigation, which allowed a reflection at each moment and that was a support to our practices as Master students and as future education professionals.pt_PT
dc.identifier.tid201206544pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14268
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectdesenvolvimento socialpt_PT
dc.subjectcompetências sociaispt_PT
dc.subjectaprendizagem cooperativapt_PT
dc.subjectcooperative learningpt_PT
dc.subjectsocial developmentpt_PT
dc.subjectsocial skillspt_PT
dc.titleAprendizagem cooperativa em crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO FINAL1 - Daniela Marina Sequeira Baço.pdf
Size:
2.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: