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A Verticalização no Grupo Jerónimo Martins: o Caso da Fábrica da Jerónimo Martins Lacticínios

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.authorCruz Vieira Quintela Moreira, Alexandre da
dc.date.accessioned2018-10-22T15:00:50Z
dc.date.available2019-04-02T00:30:12Z
dc.date.issued2018-05-04
dc.description.abstractA evolução do mercado da procura e oferta de produtos lácteos tem motivado a implementação de estratégias de verticalização por parte dos principais distribuidores alimentares. O trabalho projeto faz o estudo da evolução do consumo dos produtos lácteos, a nível mundial, europeu e português. Investiga as principais razões e vantagens de uma estratégia de verticalização assumida pelo Grupo Jerónimo Martins, através da Jerónimo Martins Agro-Alimenta materializada pelo desenvolvimento de uma unidade fabril de láteos em Portugal, a Jerónimo Martins Lacticínios. A partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa com uma análise “top down”, suportada numa revisão bibliográfica aprofundada em estudos das principais organizações mundiais, europeias e portuguesas, onde se estuda o desenvolvimento do consumo de produtos alimentares, mais especificamente dos produtos lácteos. O estudo projeto constata que a evolução do comportamento alimentar em Portugal, e de forma geral em todo o mundo, tem nos produtos lácteos um peso muito significativo, prevendo-se um crescimento muito consistente e abrindo oportunidades para novos produtos, podendo assim o Grupo Jerónimo Marins consolidar o seu desenvolvimento. Desperta o interesse para estratégias de verticalização em outros setores de atividade em Portugal e também a possibilidade de o Grupo replicar esta abordagem estratégica em outros países, onde se encontra já instalado, como na Polónia e na Colômbia. A “Supply Chain” da Jerónimo Martins demonstrou um posicionamento ideal para agregação da Jerónimo Martins Lacticínios, de forma a solidificar a liderança no mercado de produtos alimentares. Reforçando assim o posicionamento através do desenvolvimento de produtos de marca própria, tanto em produtos Lácteos, como em outros domínios, alargando a oferta e fomentando a fidelização quer de consumidores profissionais do canal HoReCA, quer dos consumidores finais.pt_PT
dc.identifier.tid201913682pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/24450
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAgro-Alimentarpt_PT
dc.subjectDistribuição Alimentarpt_PT
dc.subjectEstratégia de Verticalizaçãopt_PT
dc.subjectLacticíniospt_PT
dc.subjectMarca-Própriapt_PT
dc.subject“Supply-Chain“pt_PT
dc.titleA Verticalização no Grupo Jerónimo Martins: o Caso da Fábrica da Jerónimo Martins Lacticíniospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspt_PT

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