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A Verticalização no Grupo Jerónimo Martins: o Caso da Fábrica da Jerónimo Martins Lacticínios

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T.P.AlexandreQuintela29Março.pdf3.52 MBAdobe PDF Download

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A evolução do mercado da procura e oferta de produtos lácteos tem motivado a implementação de estratégias de verticalização por parte dos principais distribuidores alimentares. O trabalho projeto faz o estudo da evolução do consumo dos produtos lácteos, a nível mundial, europeu e português. Investiga as principais razões e vantagens de uma estratégia de verticalização assumida pelo Grupo Jerónimo Martins, através da Jerónimo Martins Agro-Alimenta materializada pelo desenvolvimento de uma unidade fabril de láteos em Portugal, a Jerónimo Martins Lacticínios. A partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa com uma análise “top down”, suportada numa revisão bibliográfica aprofundada em estudos das principais organizações mundiais, europeias e portuguesas, onde se estuda o desenvolvimento do consumo de produtos alimentares, mais especificamente dos produtos lácteos. O estudo projeto constata que a evolução do comportamento alimentar em Portugal, e de forma geral em todo o mundo, tem nos produtos lácteos um peso muito significativo, prevendo-se um crescimento muito consistente e abrindo oportunidades para novos produtos, podendo assim o Grupo Jerónimo Marins consolidar o seu desenvolvimento. Desperta o interesse para estratégias de verticalização em outros setores de atividade em Portugal e também a possibilidade de o Grupo replicar esta abordagem estratégica em outros países, onde se encontra já instalado, como na Polónia e na Colômbia. A “Supply Chain” da Jerónimo Martins demonstrou um posicionamento ideal para agregação da Jerónimo Martins Lacticínios, de forma a solidificar a liderança no mercado de produtos alimentares. Reforçando assim o posicionamento através do desenvolvimento de produtos de marca própria, tanto em produtos Lácteos, como em outros domínios, alargando a oferta e fomentando a fidelização quer de consumidores profissionais do canal HoReCA, quer dos consumidores finais.

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Agro-Alimentar Distribuição Alimentar Estratégia de Verticalização Lacticínios Marca-Própria “Supply-Chain“

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