Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Indicadores de Qualidade para o Ensino na Academia da Força Aérea

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A adesão de Portugal ao denominado Processo de Bolonha obrigou à criação de um novo quadro legal para o Ensino Superior e para as Instituições de Ensino Superior. A nova legislação, em linha com as “guidelines” da European Network for Quality Assurance, veio exigir que todos os cursos sejam acreditados colocando ênfase na avaliação interna por parte das IES. É neste último aspecto, relativamente à Academia da Força Aérea (AFA), que incide este trabalho, tendo sido restringido o seu âmbito às especialidades ADMAER, ENGAER, ENGAED, ENGEL e PILAV. Este trabalho tem como objectivo único identificar um conjunto de indicadores de qualidade que contribuam para o processo de auto-avaliação da quanto à qualidade do seu ensino e assim contribuir para o processo de melhoria contínua desse mesmo ensino. Tendo por base esta problemática, este estudo, realizado de acordo com o método proposto por Raymond Quivy e Luc Van Canpenhoudt, focou-se na procura sobre a importância que os indicadores podem ter num sistema de avaliação da qualidade do ensino, qual a realidade actual da AFA e quais os indicadores que podem complementar o actual sistema e como podem ser obtidos. Para que tal desígnio fosse alcançado foi necessário efectuar algumas análises prévias. Por conseguinte foi identificado no novo quadro legislativo português, quais as novas linhas de orientação para o ES e as implicações para a sua avaliação e acreditação. Foi também analisada, como evoluiu a avaliação da qualidade em particular a sua aplicação ao ES de modo a perceber-se como pode ser efectuada a avaliação do ensino assim como determinar a importância da auto-avaliação neste processo. O trabalho revelou através da investigação à literatura e das entrevistas efectuadas que os indicadores de qualidade concorrem para a melhoria contínua do ensino, tendo-se concluído que são uma ferramenta poderosa para um sistema de garantia da qualidade. Foi também verificado, através da análise à actual organização da AFA, que existe uma estrutura que permite a implementação de um sistema de auto-avaliação recorrendo a indicadores de qualidade. Concomitantemente, os superiores hierárquicos dos ex-alunos da AFA indicaram, através de inquérito, sentir ter condições para identificar os pontos fortes e fracos da formação dos seus subordinados o que permitiu construir um quadro de indicadores para complementar o que já existe na AFA.,. O estudo termina com a indicação de algumas recomendações que em nosso entender concorrem para a optimização da avaliação do ensino da AFA. Abstract: Due to the association of Portugal to the Bologna Process a new reality in the Higher Education (HE) was created. That forced the creation of a new legal framework for the HE and the Higher Education Institutions (HEI). The new legislation, in accordance with the guidelines of the European Association for Quality Assurance in Higher Education, has demanded that all courses have to be approved by the Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education and also put particular emphasis on internal assessment by the HEI. This last aspect, the internal evaluation of teaching, is the focus of this work, and its scope has been restricted to the specialties ADMAER, ENGAER, ENGAED, ENGEL e PILAV. This study’s sole aim is to identify a set of quality indicators in order to contribute to the process of self-assessment of the education quality in the Portuguese Air Force Academy (AFA), and thereby contribute to the continuous improvement of the education. Based on this issue, this study, conducted according to the method proposed by Raymond and Luc Van Quivy Canpenhoudt, focused on the importance that the indicators may have in a system for evaluating the quality of teaching in the particular case of AFA, and how they can be obtained. To reach such design it was necessary to make some previous studies. To achieve this goal it was identified in the Portuguese legislation for the education system what were the new guidelines and the new implications for assessment and accreditation of the HE and thus for the HEI. It was also examined, in the literature, how quality assessment, in particular its application to the HE, appeared and developed. The objective was to understand how assessment can be made in the HEI as well as determine the importance of self-assessment in this process. Through literature research and interviews the study revealed, that the quality indicators can contribute to the continuous improvement of education because they are a powerful tool for a quality system to work properly. We also observed, by questionnaire, that the superiors of the AFA graduates feel they can identify the strengths and weaknesses of the education of new officers. Concomitantly, by examining the current organization of AFA we are able to prove that there is a structure that comprises the Office of Evaluation and Quality and allows the implementation of a system of self-evaluation using quality indicators.

Description

Keywords

Academia da Força Aérea Processo de Bolonha Ensino Superior Avaliação do Ensino Superior Auto-avaliação Indicadores de qualidade

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue