Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A relação entre os motivos subjacentes à decisão de compra, o brand equity e o marketing verde: O caso The Body Shop

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
vera_silva.pdf891.18 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A preocupação com o meio ambiente por parte dos consumidores tem vindo a aumentar, levando, consequentemente, ao aumento da procura de produtos sustentáveis. Desta necessidade nasceu o marketing verde, o conceito central desta investigação. Esta é uma estratégia de geração de valor para uma marca. Sendo que o valor de uma marca é denominado como brand equity, este é o segundo conceito crucial desta investigação. A pesquisa tem por base o caso da marca The Body Shop e pretende compreender se existe uma relação entre o brand equity da marca e os motivos subjacentes à decisão de compra dos seus consumidores. Para além disso, pretende-se também entender se as práticas de marketing verde levadas a cabo pela empresa têm um impacto nas intenções de compra dos consumidores. Para responder à pergunta de partida este trabalho “qual a relação entre práticas de marketing verde, força de brand equity e as intenções de compra dos consumidores?”, foi utilizado o método quantitatvo numa perspetiva qualitativa. A técnica utilizada para a recolha de dados foi inquéritos por questionário realizados aos consumidores e não consumidores mas conhecedores da marca The Body Shop. Os resultados da análise demonstraram que existe uma relação entre as quatro componentes do brand equity e os motivos subjacentes à decisão de compra dos consumidores. Os resultados obtidos revelaram também a existência de uma relação entre a consciência ambiental dos consumidores da The Body Shop e os motivos subjacentes às suas decisões de compra.

Description

Keywords

Brand Equity Brand Awarenses Brand Associations Perceived Quality Brand Loyalty Marketing verde

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License