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De que forma o patrocinio esportivo pode influenciar a decisão de compra do consumidor e melhorar a imagem da marca

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFreire, João
dc.contributor.authorSouza, Rachel Motta Maia Werneck
dc.date.accessioned2019-02-15T18:47:12Z
dc.date.available2019-02-15T18:47:12Z
dc.date.issued2018-09-25
dc.description.abstractO patrocínio esportivo é uma das atividades promocionais de marketing que mais cresceu e se desenvolveu nos últimos anos, muitos estudos apontam investimentos em mais de 21 bilhões de dólares, com isso, torna-se cada vez mais necessário compreender o impacto do patrocínio e, principalmente, os efeitos causados com a decisão de investimento em patrocínio da empresa, que nem sempre esse tipo de análise está ao alcance das empresas, com isso, esse trabalho visa compreender e contribuir para futuros estudos mais aprofundados sobre de que forma o patrocínio esportivo pode influenciar a decisão de compra do consumidor e melhorar a imagem da marca patrocinadora. Para realizar essa análise, foi selecionada a empresa de Telecomunicação brasileira Oi e a modalidade esportiva do Surfe. Dessa forma, algumas hipóteses foram levantadas para serem analisadas, as quais correspondem em testar se o grau de envolvimento do consumidor com o surfe influencia na percepção da marca patrocinadora e se é possível associar os atributos do esporte, que o consumidor possui envolvimento, com a marca. E, por fim, se a atitude, intenção de compra e satisfação do consumidor são alteradas quando ocorre o patrocínio no esporte que o consumidor possui envolvimento. O modelo de estatística escolhido para analisar essas hipóteses foi teste qui-quadrado de perason que corresponde em análise das hipóteses nula e alternativa. Com isso, um questionário foi aplicado para 169 pessoas, das quais 102 possuíam envolvimento com o surfe (praticantes e/ou expectadores). Os dados coletados foram analisados através da plataforma SAS Entrerprise Guide. Com os resultados da pesquisa, foi possível evidenciar que quando há um envolvimento do esporte com o consumidor ocorre uma maior percepção da marca patrocinadora, que para a Oi alcançar a vantagem competitiva com o patrocínio, assim como fortalecer e construir sua marca junto ao esporte patrocinado, é preciso uma maior atenção com os atributos do surfe que foram levantados para essa. Que a atitude é influenciada pelo patrocínio, mas que a intenção e a satisfação não são influenciadas pelo patrocínio, pois há fatores de maior relevância pelos consumidores que ainda são importantes para que haja a lealdade a marca, como preço, qualidade e serviço.pt_PT
dc.description.abstractSponsorship is one of the most successful marketing promotional activities in recent years. Many studies point to investments of more than $ 21 billion, and it becomes increasingly necessary to understand the impact of sponsorship and, above all, , the effects caused by the decision to invest in sponsorship of the company, which is not always this type of analysis is within the reach of companies, with this, aims to understand and contribute to further studies on how sports sponsorship can influence the decision to buy the consumer and enhance the image of the sponsor brand. To carry out this analysis, we selected the Brazilian Telecommunication company Oi and the sport modality of Surfing. Thus, some hypotheses have been raised to be analyzed, which correspond to whether the degree of consumer involvement with surfing influences the perception of the sponsoring brand and whether it is possible to associate the attributes of the sport, that the consumer has involvement, with the brand. And, finally, if the attitude, purchase intention and satisfaction of the consumer are changed when the sponsorship occurs in the sport that the consumer has involvement. The statistical model chosen to analyze these hypotheses was chi-square test of perason that corresponds in analysis of the null and alternative hypotheses. With this, a questionnaire was applied to 169 people, of whom 102 were involved with surfing (practitioners and / or spectators). The collected data were analyzed through the SAS platform. With the results of the research, it was possible to show that when there is an involvement of the sport with the consumer there is a greater perception of the sponsoring brand, which for Oi to achieve the competitive advantage with the sponsorship, as well as to strengthen and build its brand next to the sponsored sport , more attention is needed with the attributes of the surf that were raised for this one. That the attitude is influenced by the sponsorship, but that the intention and the satisfaction are not influenced by the sponsorship, because there are factors of greater relevance for the consumers that still are important for the loyalty to the brand, like price, quality and service.pt_PT
dc.identifier.tid202171698pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/27847
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPatrocínio Esportivopt_PT
dc.subjectIntenção de Comprapt_PT
dc.subjectPercepção da Marcapt_PT
dc.subjectAtitudept_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectComportamento do Consumidorpt_PT
dc.subjectImagem da Marcapt_PT
dc.subjectSurfpt_PT
dc.subjectDesportopt_PT
dc.titleDe que forma o patrocinio esportivo pode influenciar a decisão de compra do consumidor e melhorar a imagem da marcapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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