Publication
Uma cidade amigável para as pessoas com mobilidade condicionada
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gomes, Bárbara | |
dc.contributor.author | Pereira, Ana Isabel Ribeiro da Silva | |
dc.date.accessioned | 2019-08-02T11:14:24Z | |
dc.date.available | 2019-08-02T11:14:24Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Para que a inclusão social das pessoas com mobilidade condicionada seja uma realidade é necessário que a via pública e o meio edificado sejam acessíveis, visando a independência de todos os cidadãos no seu quotidiano. Objetivos: Compreender até que ponto os ambientes externos ao edificado contribuem para a inclusão social das pessoas com mobilidade condicionada; analisar as condições das acessibilidades na via pública; indagar sobre a representação da acessibilidade na via pública para uma cidade inclusiva e compreender o papel do enfermeiro especialista em reabilitação como contributo para melhorar a acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada na via pública. Metodologia: Estudo quantitativo, observacional descritivo transversal. Recorreu-se à amostragem não probabilística por escolha racional, constituída por 31 ruas num total de 62 percursos pedonais. Como método de colheita de dados recorreu-se a uma grelha de avaliação ad hoc (grelha de observação da acessibilidade da via pública), baseada no Decreto-Lei nº163/2006. Resultados: Dos percursos pedonais avaliados, 75,8% permitem o acesso e permanência de uma pessoa em cadeira de rodas, bem como o alcance frontal e lateral aos objetos. Desses percursos, 61,3% não permitem a realização de manobras sem deslocamento e 40,3% com deslocamento. Das rampas existentes, 66,7% apresentam uma inclinação acessível, mas nenhuma delas apresenta corrimãos. Relativamente às passagens de peões, 59,5% são acessíveis sem dificuldade no que concerne à altura do lancil, porém a restante percentagem (40,5%) encontra-se distribuída pelos indicadores “acessível com ajuda” (3,8), “acessível com dificuldade” (11,4%) e “não acessível” (25,3%), sendo que nenhuma delas apresenta semáforos (com emissão de sinal sonoro). Sobre o número de lugares reservados a pessoas com mobilidade condicionada, 75,8% dos percursos não apresenta o número de lugares previstos por lei. Das características que estes espaços devem apresentar, 92% não possuem faixa lateral, 68% têm uma largura insuficiente e 36% comprimento também insuficiente. Já as paragens de autocarro são maioritariamente acessíveis no seu conjunto, apresentando a maior lacuna na informação legível (52,6% das paragens sem qualquer tipo de informação). Conclusão: Os resultados obtidos evidenciaram que, apesar da legislação e políticas de acessibilidade vigentes, continuam a subsistir barreiras arquitetónicas na via pública e meio edificado, que influenciam diretamente a independência das pessoas com mobilidade condicionada, o que sugere que o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação deve desenvolver um trabalho efetivo junto das entidades que são parte fulcral nas tomadas de decisões. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202269523 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29468 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Mobilidade | pt_PT |
dc.subject | Acessibilidade | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.title | Uma cidade amigável para as pessoas com mobilidade condicionada | pt_PT |
dc.title.alternative | A friendly city for disabled people | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Enfermagem do Porto | |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem de Reabilitação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DISSERTAÇÃO DE MESTRADO ANA PEREIRA ESEP EP4212.pdf
- Size:
- 2.17 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: