Publication
Brincar para aprender na educação pré-escolar
dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- | |
dc.contributor.author | Pedro, Eva Guerreiro das Neves Silva | |
dc.date.accessioned | 2018-08-28T10:56:32Z | |
dc.date.available | 2018-08-28T10:56:32Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A aprendizagem das crianças no Jardim-de-Infância, implica ter experiências diversificadas que proporcionam o contacto com a matemática, quer a brincar, quer a explorar o mundo que as rodeia (Silva et al., 2016). Este Relatório Final divide-se em duas partes. A primeira parte refere-se ao percurso da mestranda como Estagiária, onde é apresentada a caracterização e a análise reflexiva dos contextos e processos de Estágio, em Jardim-de- Infância e em Creche. A segunda parte do Relatório Final apresenta a proposta de Intervenção Educativa “O Jogo e a Educação Matemática com Crianças de 4 e 5 anos” de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa e cujas questões de pesquisa são: De que forma o uso de jogos de regras dá oportunidades de aprendizagem matemática? e Qual a reflexão da Investigadora sobre a sua orquestração das atividades em tal contexto? Os resultados deste estudo, fundamentalmente apontam que o uso de jogos de regras, nomeadamente A laranja na cesta e Jogo de Peças possibilitaram a aprendizagem de diversos conceitos, competências e processos matemáticos (subtizing, contagem, comparação de conjuntos, adição e subtração, formas geométricas, comunicação, interpretação, resolução de problemas, atividades de classificação e visualização) e que as crianças jogaram de forma guiada. A orquestração das atividades pela Investigadora foi caracterizada fundamentalmente por uma abordagem professor, exercendo na maior parte do tempo a sua autoridade, proporcionando às crianças também oportunidades de exercer agência. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201962578 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23899 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Primeira Matemática | pt_PT |
dc.subject | Jogar | pt_PT |
dc.subject | Orquestração | pt_PT |
dc.title | Brincar para aprender na educação pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |