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As bibliotecas hospitalares da zona centro de Portugal : o diagnóstico

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Introdução – A biblioteca hospitalar continua a ser um modelo desconhecido em Portugal, não obstante a sua importância para o funcionamento das instituições de saúde e para a investigação no âmbito das ciências da saúde. Trata-se de uma área, até agora, com escassos estudos no país e conhecida essencialmente por profissionais da saúde ligados ao ensino e à investigação. Importa aprofundar o conhecimento sobre estas bibliotecas e sobre o papel que desempenham e compreender os motivos que as tornam desconhecidas dentro das próprias instituições. Objetivo – Este estudo foi realizado com o objetivo de conhecer e estudar a realidade das bibliotecas hospitalares da zona centro de Portugal e contribuir para a sua divulgação e dinamização. Métodos – Trata-se de um estudo descritivo, inserido no tipo de investigação não experimental, com métodos de estudo de análise quantitativa, suportado por um questionário com quinze perguntas, divididas em quatro secções e pré testado com um grupo de bibliotecários. O estudo foi realizado nas instituições onde se obteve autorização dos Conselhos de Administração e aprovado pela Comissão de Ética da Unidade Local de Saúde da Guarda. Resultados – O levantamento das bibliotecas hospitalares existentes na zona centro de Portugal foi feito em quarenta e uma instituições de saúde, públicas e privadas. Apurou-se que onze instituições públicas de saúde possuem biblioteca (27%) e que não existem instituições de saúde privadas com esta valência. Constatou-se que qualquer uma destas unidades de saúde possui várias centenas de colaboradores, mas as suas bibliotecas são pequenas e com parcos recursos humanos. Observa-se que o número de colaboradores sem formação em biblioteconomia é superior ao número de colaboradores com formação na área. Em cinco das sete bibliotecas (71%) que responderam ao questionário apenas o responsável da biblioteca tem formação em biblioteconomia e apenas uma biblioteca (14%) possui técnicos profissionais na equipa. Em relação aos recursos disponibilizados por estas bibliotecas, as publicações periódicas em suporte papel são ainda os recursos mais utilizados (71%), seguidas por um conjunto de recursos em suporte digital. Discussão – Verificando-se a existência de uma lacuna na formação dos colaboradores a exercerem funções nas bibliotecas em estudo, poderá existir comprometimento na qualidade do trabalho técnico aí desempenhado, pois, de acordo com a literatura, estes profissionais deverão possuir qualificações reconhecidas e ter assegurada formação contínua exigente e rigorosa. Acresce à gravosa situação referida o facto de a consolidação das bibliotecas passar pela incursão de novos serviços, obrigando à aquisição de novas competências pelos seus colaboradores. Relativamente aos recursos disponibilizados verifica-se que os utilizadores utilizam o suporte digital em muitas circunstâncias, apesar da grande adesão às publicações em suporte papel. Tal constatação remete para Wolf quando afirma que as bibliotecas da saúde, pioneiras em bases de dados avaliadas, ainda hoje beneficiam da primazia de informação atualizada. Conclusões – Provavelmente será necessária uma intervenção da tutela na criação de políticas para o aumento do número de bibliotecas hospitalares, tanto em instituições públicas como privadas. Com vista ao melhoramento dos serviços da biblioteca hospitalar terão que se ultrapassar diversos obstáculos, nomeadamente através: (i) de um reforço de recursos humanos qualificados; (ii) do apoio à prática da medicina baseada na evidência; (iii) do trabalho com redes seguras com vista à obtenção de informação validada; e, ainda, (iv) da eliminação de barreiras técnicas para a obtenção de respostas a questões cuja pesquisa já havia sido realizada pelo próprios investigadores, mas sem sucesso.
Introduction – The clinical library remains an unknown model in Portugal, despite its importance for the functioning of health institutions and for research in the field of health sciences. It is an area with few studies in the country so far and known mainly by health professionals involved in teaching and research. It is important to deepen the knowledge about these libraries and about the role they play and to understand the reasons that make them unknown within the institutions themselves. Objective – This study was carried out with the purpose of knowing and studying the reality of clinical libraries in central Portugal and contributing to its dissemination and dynamism. Methods – This is a descriptive study, which is inserted in the group of non-experimental research, with a qualitative analysis as a research method. The study is composed by a survey of fifteen questions, which are divided into four sections, and that has been previously applied to a group of librarians. This study was conducted in the institutions in which it was possible to obtain the authorization from the board of directors and the approval from the Ethics Commission of the Local Health Unit of Guarda. Results – The survey of the hospital libraries, located in the center of Portugal, was done in forty-one public and private health institutions. It was found that eleven public health institutions have a library (27%) and that there are no private health institutions with this value. It was found that any of these health units has several hundred employees, but their libraries are small and with limited human resources. It was observed that the number of employees without training in librarianship is higher than the number of employees with training in the area. In five of the seven libraries (71%) that answered the questionnaire, only the librarian is trained in librarianship and only one library (14%) has professional technicians in the library. In relation to the resources made available by these libraries, the periodical publications, in paper format, are still the most used resource (71%) followed by a set of resources in digital support. Discussion – If there is a gap in the training of the employees to perform functions in the libraries under study, there may be a compromise in the quality of the technical work performed there, since according to the literature these professionals must have recognized qualifications and have ensured rigorous and rigorous continuous training. In addition to the serious situation referred to, the consolidation of libraries is due to the incursion of new services, forcing new staff to acquire new skills. With regard to the resources made available, it is found that users use digital media in many circumstances, despite their high adherence to paper publications. This finding points to Wolf when he states that health libraries, pioneers in evaluated databases, still benefit from the primacy of up-to-date information. Conclusions – It will probably require intervention by the tutelage in the creation of policies to increase the number of hospital libraries, both in public and private institutions. In order to improve the service provided by the libraries of health institutions, it is necessary to overcome certain obstacles by inter alia (i) increasing the number of qualified staff; (ii) promoting the medicine practices based on evidence, (iii) working with secured networks in order to obtain substantiated information; and, (iv) eliminating technical barriers that prevent us from acquiring new answers resulting from research projects conducted by our own researchers.

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Bibliotecas hospitalares Serviços de biblioteca Questionários

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Publisher

Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde

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