Repository logo
 
Publication

A autoridade partilhada na escola pública democrática

dc.contributor.authorSilva, Cristina Gomes da
dc.date.accessioned2018-04-30T12:54:53Z
dc.date.available2018-04-30T12:54:53Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractA discussão sobre a escola pública na atual sociedade democrática inscreve-se em várias frentes e os discursos que vão sendo produzidos descrevem-na mais facilmente pelo que não é, comparada com a escola do passado, do que pelo que é, registando-se alguma dificuldade na atualização do seu perfil de acordo com as novas exigências a que tem sido submetida. Um dos pontos de discussão tem a ver com a suposta perda de autoridade dos professores que surge associada à desvalorização da instituição escolar nas sociedades atuais. Tradicionalmente associada a ideologias de direita e a sociedades fechadas e/ou pouco democráticas, o conceito tem tido uma difícil atualização. Aquilo que aqui propomos é relançar a discussão e equacionar a autoridade numa associação feliz entre exercício da cidadania em contexto democrático, autonomia dos agentes sociais em sede escolar, articulação solidária entre o conceito de autoridade e o de autoria e autoridade partilhada e responsável.pt_PT
dc.description.abstractThe discussion about public school in the current democratic society inserts itself in several fronts and the speeches being produced describe it more easily by what it is not, compared to the school of the past, rather than by what it actually is, and some difficulty can be found to update its profile according to the new requirements it has been submitted to. A point of discussion has to do with the supposed loss of authority of teachers who appears associated to the devaluation of the school in contemporary societies. Traditionally associated with ideologies of right and closed and / or undemocratic societies, the concept has had a difficult upgrade. What we propose here is to revive the discussion and the authority equate a happy association between citizenship in a democratic context, autonomy of social workers in the school office, joint articulation of the concept of authority and responsibility and shared authorship and authority.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, C. G. (2014). A autoridade partilhada na escola pública democrática. In Actas do VIII Congresso Português de Sociologia: 40 Anos de democracias: progressos, contradições e prospetivas (pp. 1-13). Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-97981-2-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/22653
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologiapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://historico.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0243.pdfpt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectEscola públicapt_PT
dc.subjectDemocraciapt_PT
dc.subjectAutoridadept_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectDemocracypt_PT
dc.subjectAuthorityen
dc.subjectTeachersen
dc.titleA autoridade partilhada na escola pública democráticapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage13pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleActas do VIII Congresso Português de Sociologia: 40 Anos de democracias: progressos, contradições e prospetivaspt_PT
person.familyNameGomes da Silva
person.givenNameCristina Maria
person.identifier.ciencia-id8F1C-57F3-85CC
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typeconferenceObjecten
relation.isAuthorOfPublication857f60e0-7eb0-4dec-9082-76ba455a3770
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery857f60e0-7eb0-4dec-9082-76ba455a3770

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A autoridade partilhada na escola pública democrática - pp. 1-13.pdf
Size:
407.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: