Repository logo
 
Publication

Análise às ruturas de stock em produtos de campanhas temáticas

dc.contributor.advisorPinho, Tiago
dc.contributor.advisorSimões, David
dc.contributor.authorSilva e Sousa, Ana Rita Martins da
dc.date.accessioned2022-03-02T11:28:47Z
dc.date.embargo2027-03-31
dc.date.issued2022-02
dc.description.abstractA rutura de stocks impacta negativamente a imagem dos retalhistas, pois o cliente perceciona que o produto desejado não se encontra disponível. Esta temática tem vindo a ser estudada desde 1968 e a literatura indica que a principal causa de ruturas advém da ineficiência das operações em loja. Pelo facto desta problemática acarretar perdas de vendas anuais superiores a 130 biliões de dólares em todo o mundo e diminuir a lealdade do consumidor, o presente caso de estudo é baseado na análise do resultado das auditorias externas realizadas pela Direção Cliente da Sonae MC às campanhas temáticas de 80% das lojas da insígnia Continente Modelo e tem como objetivo analisar e entender a relação existente entre as ruturas identificadas, cujo stock existia no armazém da lojas, e as variáveis internas e externas ao negócio, bem como, explorar estratégias que permitam reduzir as ruturas de stock percecionadas pelos clientes. A experiência de compra é hoje essencial à jornada de compra dos consumidores e, sendo bem sucedida, leva a que sejam compartilhadas experiências entre família e amigos, o que aumenta a probabilidade de sucesso das empresas. Para garantir a satisfação dos clientes e aumentar o seu valor, os retalhistas precisam de se adaptar à realidade atual, reajustando as suas lojas físicas e inovando nas suas estratégias omnicanal.pt_PT
dc.description.abstractThe out-of-stocks negatively impacts the image of retailers, as the desired product is not available when the consumer needs it. This theme has been studied since 1968 and literature indicates the main cause comes from in-store operations inefficiency. Due to the fact this problem causes more than $130 billion annual sales losses and reduces consumer loyalty, this case study is based on the analysis of external audits results carried out by Sonae MC's Customer Department about the thematic campaigns of 80% Continente Modelo stores with the aim of analyze and understand the relationship between identified stockouts, whose stock existed in the stores' warehouse, and internal and external business variables, as well as to explore strategies that allow to reduce stockouts perceived by customers. Shopping experience is now essential to consumer's journey and being successful leads to share experiences with family and friends, which increases the probability of company’s success. To ensure customer satisfaction and increase their value, retailers need to adapt to current reality, readjusting their physical stores and innovating their omni-channel strategies.pt_PT
dc.identifier.tid202959414
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39593
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRutura de stockpt_PT
dc.subjectRetalhopt_PT
dc.subjectLogísticapt_PT
dc.subjectExperiência de comprapt_PT
dc.subjectOut-of-stockspt_PT
dc.subjectRetailpt_PT
dc.subjectLogisticspt_PT
dc.subjectCustomer shopping experiencept_PT
dc.titleAnálise às ruturas de stock em produtos de campanhas temáticaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Setúbal
thesis.degree.nameMestrado em Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimentopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
200350002_Tese_Capa.pdf
Size:
4.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format