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As Redes Sociais utilizadas como ferramentas do recrutamento das PME de excelência em Lisboa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorWilks, Daniela
dc.contributor.authorFreitas, Marta Carolina Oliveira
dc.date.accessioned2017-11-29T19:38:17Z
dc.date.available2017-11-29T19:38:17Z
dc.date.issued2017-11-16
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação foi estudar as Redes Sociais utilizadas como ferramenta de recrutamento das Micro, Pequenas e Médias Empresas em Lisboa. Mais especificamente, identificar as estratégias e explorar as principais opiniões e usos das Redes Sociais pelas quais estas empresas optaram. Para tal, foi utilizada uma metodologia quantitativa e qualitativa para estudar uma amostra destas empresas em Lisboa (N=105). Noventa e oito questionários foram recolhidos e sete entrevistas individuais semiestruturadas foram realizadas. Os resultados indicam que 56% das empresas estudadas utilizam as Redes Sociais como ferramenta no processo de recrutamento externo, nomeadamente o Linkedin, para publicitar ofertas de emprego. A principal conclusão deste estudo é que as empresas procuram cada vez mais utilizar as Redes Sociais como ferramentas céleres para potenciar o recrutamento, com o intuito de reduzir custos e o tempo despendido neste processo.pt_PT
dc.description.abstractThe main goal of the study presented in this dissertation was to examine the use of Social Networks as a recruitment tool by SMEs in Lisbon. More specifically, to identify the strategies and the main recruitment tools used by SMEs, and explore the main views regarding the use of Social Networks for recruitment purposes. To this end, qualitative and quantitative methods were used to study a sample (N=105) of SMEs in Lisbon. Ninety-eight questionnaires were collected and seven semi-structured interviews were conducted. Findings indicate that 56% of the companies in the sample used Social Networks as a recruitment tool for external recruitment, namely Linkedin, in particular for publicising job offers. The main conclusion to be drawn from the study is that SMEs are increasingly using Social Networks to speed up the recruitment process and reduce associated expenses.pt_PT
dc.identifier.tid201765446pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19566
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRedes Sociaispt_PT
dc.subjectPMEpt_PT
dc.subjectRecrutamentopt_PT
dc.subjectFerramentas de recrutamentopt_PT
dc.titleAs Redes Sociais utilizadas como ferramentas do recrutamento das PME de excelência em Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Recursos Humanospt_PT

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