Repository logo
 
Publication

O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRebolo, Maria Amália
dc.contributor.authorRibeiro, Mark
dc.date.accessioned2023-05-25T11:34:09Z
dc.date.available2023-05-25T11:34:09Z
dc.date.issued2023-03-14
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio insere-se na unidade curricular de Estágio Pedagógico referente ao segundo ano de Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget. Para a sua realização, foram essenciais os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica até ao respetivo estágio, para que as atividades fossem executadas de forma coerente e precisa, nomeadamente na lecionação da disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar. Este relatório pretende expor, examinar e compreender o procedimento pedagógico ao longo do ano letivo. Tem como finalidade dar a conhecer e demonstrar as ocorrências vividas e assinalar o contexto envolvente da ação. O estágio pedagógico foi realizado no ano letivo 2021/2022 e ainda o acompanhamento do Desporto Escolar, tendo como local de estágio a Escola Secundária de Pinhal Novo, junto a uma turmas de 7º e outra de 10º ano. O primeiro capítulo faz referência à contextualização da prática desenvolvida, onde é feito um enquadramento pessoal, expostas as expetativas iniciais e apresentada a caraterização do contexto. O segundo é dedicado à análise reflexiva da prática pedagógica, onde constam o planeamento, realização, procedimentos de avaliação, organização e gestão escolar, projetos e parcerias, questões dilemáticas e atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo retrata o aprofundamento de um tema/problema contextualizado, intitulado “O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pandemia covid-19”. A escolha deste estudo prendeu-se com o facto de estarmos num período de pandemia, o que veio prejudicar ainda mais os hábitos desportivos dos jovens e, nesse sentido, quisemos perceber o efeito das aulas de Educação Física na aptidão aeróbia dos alunos. As variáveis de aptidão física avaliadas foram a aptidão cardiorrespiratória (teste de vaivém), a força superior (flexões dos membros superiores), força média (abdominais), e a força inferior (salto horizontal). O presente estudo integrou 20 estudantes do 7º ano e 21 estudantes do 10º ano de escolaridade, de ambos os sexos. Os resultados obtidos demonstraram ganhos na força ao nível superior, i.e. flexões de braços, dos participantes no estudo. O estágio pedagógico é o fim desta etapa escolar, que nos abre portas para o mundo profissional, mundo este onde vamos poder pôr em prática tudo o que aprendemos durantes estes dois anos e neste caso, o sentimento com que fico é o de dever cumprido.pt_PT
dc.identifier.tid203303148pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44874
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstágio pedagógicopt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectAptidão físicapt_PT
dc.titleO efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mark Ribeiro.pdf
Size:
1.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: