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O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rebolo, Maria Amália | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Mark | |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T11:34:09Z | |
dc.date.available | 2023-05-25T11:34:09Z | |
dc.date.issued | 2023-03-14 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio insere-se na unidade curricular de Estágio Pedagógico referente ao segundo ano de Mestrado em Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do Instituto Piaget. Para a sua realização, foram essenciais os conhecimentos adquiridos ao longo de toda a formação académica até ao respetivo estágio, para que as atividades fossem executadas de forma coerente e precisa, nomeadamente na lecionação da disciplina de Educação Física e no Desporto Escolar. Este relatório pretende expor, examinar e compreender o procedimento pedagógico ao longo do ano letivo. Tem como finalidade dar a conhecer e demonstrar as ocorrências vividas e assinalar o contexto envolvente da ação. O estágio pedagógico foi realizado no ano letivo 2021/2022 e ainda o acompanhamento do Desporto Escolar, tendo como local de estágio a Escola Secundária de Pinhal Novo, junto a uma turmas de 7º e outra de 10º ano. O primeiro capítulo faz referência à contextualização da prática desenvolvida, onde é feito um enquadramento pessoal, expostas as expetativas iniciais e apresentada a caraterização do contexto. O segundo é dedicado à análise reflexiva da prática pedagógica, onde constam o planeamento, realização, procedimentos de avaliação, organização e gestão escolar, projetos e parcerias, questões dilemáticas e atitude ético-profissional. O terceiro e último capítulo retrata o aprofundamento de um tema/problema contextualizado, intitulado “O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pandemia covid-19”. A escolha deste estudo prendeu-se com o facto de estarmos num período de pandemia, o que veio prejudicar ainda mais os hábitos desportivos dos jovens e, nesse sentido, quisemos perceber o efeito das aulas de Educação Física na aptidão aeróbia dos alunos. As variáveis de aptidão física avaliadas foram a aptidão cardiorrespiratória (teste de vaivém), a força superior (flexões dos membros superiores), força média (abdominais), e a força inferior (salto horizontal). O presente estudo integrou 20 estudantes do 7º ano e 21 estudantes do 10º ano de escolaridade, de ambos os sexos. Os resultados obtidos demonstraram ganhos na força ao nível superior, i.e. flexões de braços, dos participantes no estudo. O estágio pedagógico é o fim desta etapa escolar, que nos abre portas para o mundo profissional, mundo este onde vamos poder pôr em prática tudo o que aprendemos durantes estes dois anos e neste caso, o sentimento com que fico é o de dever cumprido. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203303148 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/44874 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Estágio pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Educação física | pt_PT |
dc.subject | Aptidão física | pt_PT |
dc.title | O efeito das aulas de educação física ao nível da aptidão física em tempos de pós-pandemia covid-19 | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |