Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O tangram, veiculo de integração de aprendizagens com a matemática: abordagem no 1º ano do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ELSA_DIAS.pdf5.17 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Relatório Final de Mestrado, denominado “O Tangram, veículo de integração de aprendizagens com a Matemática: abordagem no 1.º ano do Ensino Básico”, pretende descrever e refletir de forma sucinta sobre o Estágio em 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório Final também apresenta uma proposta de investigação de natureza qualitativa com cunho descritivo e interpretativo, cujas questões de pesquiza são: Que oportunidades de aprendizagem o “Cenário Tangram” proporciona a crianças do 1.º ano? e Qual a reflexão da investigadora sobre a sua orquestração das atividades matemáticas das crianças, em tal contexto? Os resultados deste estudo apontam que o “Cenário Tangram”, é um ambiente integrador de diferentes domínios: Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação Financeira, Estudo do Meio, Português, Expressão e Educação Plástica, num contexto lúdico onde se pretendeu oferecer oportunidades aos alunos de estabelecerem uma relação positiva e ativa com aquisição de conhecimento. O papel da Investigadora foi fundamentalmente mediadora da aprendizagem dos alunos, onde colocou questões de sugerir ação e de resolver problemas. Para finalizar este Relatório Final são feitas algumas Considerações Finais sobre as aprendizagens desenvolvidas pela Investigadora durante o estudo, as suas vivências ao longo do Estágio em 1.º CEB e na elaboração deste Relatório Final.

Description

Keywords

Tangram Aprendizagem em Matemática Ensino Básico 1º Ciclo Integração Orquestração

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue