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Comunicação entre médico dentista e técnico de prótese dentária na execução protocolar do mantedor de espaço removível

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Abstract(s)

A cárie dentária na população pediátrica é considerada uma das doenças crónicas com maior incidência a nível mundial. Quando a cárie é extensa até à polpa dentaria, as intervenções pulpares são consideradas tratamentos de eleição (Smaïl-Faugeron& al., 2018). Quando este tratamento não é realizável, recorre-se à exodontia de dentes decíduos, ou, pode existir perda de dentes decíduos precocemente devido a traumatismos. (Nobrega ML, Barbosa, & al., 2018). Com esta perda de dentes decíduos torna-se necessário proceder à reabilitação dos mesmos. prevenindo desequilíbrios no desenvolvimento da oclusão, manter os espaços para correto desenvolvimento da dentição definitiva, manter a função mastigatória, fonética e estética (Kitsahawong K, Kitsahawong & al., 2020). Sendo uma das alternativas reabilitadoras, são os mantedores de espaço removíveis. (Pinto, Patrícia Maria da Cunha (2019)); (Mala Devi M., et al. 2019). Estes mantedores para terem sucesso dependem de uma boa comunicação com o paciente, tendo em conta que nem sempre é fácil controlar o comportamento das crianças durante a consulta. (American Academy of Pediatric Dentistry. 2020) A comunicação entre o Médico Dentista e o Técnico de Prótese Dentária deverá ser o mais eficaz possível de forma a atingir o sucesso, uma integração rápida e confortável do mantedor e espaço, para utilização por parte da criança (Correia, Ana Isabel Palma, 2018). Esta comunicação só é possível desde que o Médico-Dentista e o Técnico de Prótese tenham conhecimento das referências ideais para a realização do trabalho mútuo, para a realização rápida e adequada.
Dental caries in the pediatric population is considered one of the chronic diseases with the highest incidence worldwide. When caries extends to the dental pulp, pulp interventions are considered the treatment of choice (Smaïl-Faugeron & al., 2018). When this treatment is not feasible, the extraction of deciduous teeth is resorted to, or there may be early loss of deciduous teeth due to trauma. (Nobrega ML, Barbosa, & al., 2018). With this loss of primary teeth, it is necessary to rehabilitate them. preventing imbalances in the development of occlusion, maintaining spaces for the correct development of the definitive dentition, maintaining masticatory, phonetic and aesthetic functions (Kitsahawong K, Kitsahawong & al., 2020). One of the rehabilitative alternatives is removable space maintainers. (Pinto, Patricia Maria da Cunha (2019)); (Mala Devi M., et al. 2019). To succeed, these maintainers depend on good communication with the patient, bearing in mind that it is not always easy to control the behavior of children during the consultation. (American Academy of Pediatric Dentistry. 2020) Communication between the Dentist and the Dental Technician should be as effective as possible in order to achieve success, a quick and comfortable integration of the caretaker and space, for use by the child (Correia, Ana Isabel Palma, 2018) . This communication is only possible as long as the Dentist and the Prosthodontist are aware of the ideal references for carrying out the mutual work, for a quick and adequate performance.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

Médico dentista Técnico de prótese dentária Comunicação Mantedor de espaço

Pedagogical Context

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