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O impacto da confiança e da comunicação digital na jornada do consumidor online: o estudo de caso MO

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorValente, Isabel Maria Marques
dc.date.accessioned2022-10-20T13:53:11Z
dc.date.available2024-10-19T00:30:21Z
dc.date.issued2022-10-18
dc.description.abstractObjetivo: A presente investigação visa estudar qual a estratégia de comunicação digital mais adequada para o crescimento da MO Online e posterior entrada no mercado do e-commerce de retalho de moda da Península Ibérica. Metodologia: Neste estudo de cariz exploratório e de metodologia quantitativa procedeu-se à recolha dos dados através de um questionário onde se obteve 166 respostas válidas. Resultados e principais conclusões: Do presente estudo, resultaram importantes contributos nomeadamente a construção e validação do instrumento de avaliação que combina os construtos de Jornada de Compra Online, Confiança do Consumidor e Meios de Comunicação Digital. Além disso, contribuiu como um passo para solucionar uma necessidade da empresa na qual o estágio foi realizado – saber mais sobre o e-commerce e, em específico, onde e como é que os potenciais consumidores da marca estavam presentes em ambiente online. Os achados obtidos no presente estudo auxiliaram à construção de um plano de comunicação digital para a internacionalização do e-commerce da MO, de acordo com o perfil e pegada digital do seu público-alvo. Verificou-se que as os meios de comunicação digital moldam a jornada de compra online, que as redes sociais são um dos meios preferenciais de forma transversal às várias fases da jornada de compra online e ainda que a confiança do consumidor pode impactar a sua jornada de compra. Limitações: A principal limitação prendeu-se com o facto do tamanho da amostra ser reduzido e pela amostra ser não probabilística por conveniência, o que inviabiliza a generalização dos resultados. Originalidade/Valor: Trata-se de um estudo que pode servir de premissa para futuras investigações, mas que, acima de tudo, está focado numa necessidade real do mercado do retalho de moda – saber como chegar de forma mais eficaz aos seus potenciais consumidores. Apresenta também valor a nível prático, uma vez que apresenta insights muito pertinentes para os gestores de marketing na área da moda, fornecendo-lhes informações relevantes que podem adotar diariamente nas suas plataformas digitais.pt_PT
dc.identifier.tid203081706pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42002
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJornada de Compra do Consumidor Onlinept_PT
dc.subjectMeios de Comunicação Digitalpt_PT
dc.subjectConfiança do Consumidorpt_PT
dc.subjectRetalho de Modapt_PT
dc.subjectEstratégia de Comunicaçãopt_PT
dc.titleO impacto da confiança e da comunicação digital na jornada do consumidor online: o estudo de caso MOpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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