Repository logo
 
Publication

Inteligência artificial na área comercial dos produtos siderúrgicos: estratégias a adotar para a sua implementação

dc.contributor.advisorPessôa, Clarisse
dc.contributor.authorCarvalho, Fábio Joaquim Antunes
dc.date.accessioned2025-07-30T10:37:36Z
dc.date.available2025-07-30T10:37:36Z
dc.date.issued2025-07-09
dc.description.abstractNum cenário de transformação digital acelerada no setor industrial, esta dissertação analisa o papel da Inteligência Artificial (IA) na modernização da área comercial B2B (Business To Business). Centrado no caso da empresa Ferro - Grupo Ferpinta, o estudo procura perceber como a IA pode potenciar a previsão de necessidades e a personalização de ofertas, contribuindo para melhores resultados comerciais. A investigação qualitativa incluiu entrevistas semiestruturadas a profissionais da Ferro, especialistas em IA e empresas de referência. A análise, segundo a Grounded Theory, originou um modelo conceptual sustentado em categorias como resistência cultural, maturidade digital, valor da personalização e alinhamento organizacional. Os resultados mostram que a IA é vista como apoio à decisão, desde que implementada de forma gradual e participada. A personalização baseada em dados surge como fator diferenciador na qualificação de leads, proposta de valor e fidelização. É proposto um roteiro prático e escalável com diagnóstico interno, projeto-piloto, capacitação e comunicação interna estruturada. Este estudo contribui para a literatura sobre transformação digital no setor B2B e oferece um modelo replicável para organizações que ambicionem uma abordagem comercial mais preditiva e centrada no cliente. A IA é entendida como um meio estratégico para reposicionar a função comercial, promovendo a sinergia entre experiência humana e inteligência analítica.por
dc.identifier.tid203972040
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58251
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectCRM
dc.subjectFerro – Grupo Ferpinta
dc.subjectInteligência artificial (IA)
dc.subjectSetor industrial
dc.subjectTransformação digital
dc.subjectVendas B2B
dc.titleInteligência artificial na área comercial dos produtos siderúrgicos: estratégias a adotar para a sua implementação
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Tecnologia

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
fábio_carvalho.pdf
Size:
2.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: