Repository logo
 
Publication

O contributo das TIC para a melhoria da escrita

dc.contributor.advisorRodrigues, Maria do Rosário
dc.contributor.authorMontes, Patrícia Isabel dos Santos
dc.date.accessioned2016-12-19T10:05:21Z
dc.date.available2016-12-19T10:05:21Z
dc.date.issued2016-11
dc.date.submitted2016-12
dc.description.abstractO presente projeto de investigação tem como temática o contributo das TIC para a melhoria da escrita, tendo sido focada na utilização do processador de texto. O meu objetivo principal foi compreender de que forma o processador de texto poderia ser um recurso auxiliador no processo de escrita dos alunos, nomeadamente, na correção ortográfica, na construção frásica e no desenvolvimento do vocabulário. Esta investigação desenvolveu-se através de três tipos de atividades, em pares: escrita de palavras, escrita e revisão de frases e leitura e escrita de um texto. Estas atividades respeitaram uma linha temporal, pois a atividade seguinte era a consolidação e o nível de dificuldade superior à atividade anterior. Foram, também, realizadas entrevistas aos alunos mais diretamente envolvidos na investigação, e às restantes crianças que não fizeram parte da investigação, de modo a ter uma perceção do papel tecnologias no seu quotidiano. Posteriormente à implementação do projeto e da análise dos dados recolhidos, foi possível compreender que as TIC, e em particular o processador de texto, são recursos pertinentes para trabalhar e desenvolver a melhoria da escrita, tal como contribui para a motivação das crianças no processo de ensino-aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThis project persues to understand the contribution of technology on the improvement of writing, focusing on the use of word processor. My main goal is to understand how the word processor could be a resource in the student’s process of writing, specially on the check spelling, the phrase construction, and on the vocabulary development. This investigation include tree types of activities, in pairs: writing of words, writing and revision of phrases and reading and writing of a text. This activities respected a time line, because the next activity was the consolidation and had a superior level of difficulty than the first one. It was also realized interviews to the students directly evolved in the investigation and to the other ones too, so it would be possible to understand the influence of technology in their daily lives. After the implementation of the project and analysis of the data collected, it turned possible to understand that the use of technology, particularly the word processor are useful resources to work and develop the improvement of writing, such as using it contributes to the existence of motivation for learning.en
dc.identifier.tid201604566
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16894
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProcessador de textopt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectOrtografiapt_PT
dc.subjectConstrução frásicapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleO contributo das TIC para a melhoria da escritapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ocontributodastic_definitiva.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: