Repository logo
 
Publication

O papel da supervisão pedagógica nos primeiros anos de prática docente no 1º ciclo do ensino básico - estudo de caso

dc.contributor.authorMosqueira, Patrícia de Matos Ribeiro Alves
dc.date.accessioned2017-07-31T12:38:32Z
dc.date.available2017-07-31T12:38:32Z
dc.date.issued2017-07
dc.description.abstractEste trabalho pretende fomentar uma reflexão sobre as vantagens da supervisão pedagógica e do supervisor nos primeiros anos de prática docente, mas também sobre toda a sua problemática numa perspetiva de um melhor entendimento do conceito e dos outros que lhes estão relacionados, nomeadamente a reflexividade docente. Abordam-se as diferenças da supervisão no que respeita ao supervisor e ao supervisionado e analisam-se as formas e as dimensões dessa supervisão, bem como os estilos que o supervisor poderá/deverá assumir. Abordamos ainda a importância crescente da reflexividade docente e o papel preponderante da reflexão como modelo de supervisão. Neste trabalho utilizámos uma metodologia de natureza qualitativa, um estudo de caso que tem como problema de investigação a seguinte questão: Qual o papel da Supervisão Pedagógica nos primeiros anos de prática docente no 1.º Ciclo do Ensino Básico? Para a concretização da investigação foi necessário recorrer a diferentes instrumentos de recolha de dados: entrevista semiestruturada, observação de professores em início de carreira e análise documental. Após a interpretação e análise dos dados verificámos, com este estudo, que o acompanhamento, ajuda e orientação do supervisor pedagógico são imprescindíveis para melhorar o desempenho profissional do professor principiante. Deste modo, verificámos o conjunto de estratégias e/ou procedimentos que devem ser utilizados pelo supervisor pedagógico, de modo a contribuir para um acompanhamento do professor principiante em sala de aula, no início da carreira docente. O presente estudo pretende figurar um suporte reflexivo para a prática docente dos professores principiantes e dar a conhecer que o acompanhamento, ajuda e orientação do supervisor pedagógico são imprescindíveis para melhorar o desempenho profissional do professor principiante. Deste modo, verificámos o conjunto de estratégias e/ou procedimentos que devem ser utilizados pelo supervisor pedagógico, de modo a contribuir para um acompanhamento do professor principiante em sala de aula, no início da carreira docente.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.tid201722020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/18709
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectprofessores e formação profissionalpt_PT
dc.subjectsupervisãopt_PT
dc.subjectdesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectensino básico 1° ciclopt_PT
dc.titleO papel da supervisão pedagógica nos primeiros anos de prática docente no 1º ciclo do ensino básico - estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PatríciaMosqueira.pdf
Size:
1.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: