Publication
O papel da supervisão pedagógica nos primeiros anos de prática docente no 1º ciclo do ensino básico - estudo de caso
dc.contributor.author | Mosqueira, Patrícia de Matos Ribeiro Alves | |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T12:38:32Z | |
dc.date.available | 2017-07-31T12:38:32Z | |
dc.date.issued | 2017-07 | |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende fomentar uma reflexão sobre as vantagens da supervisão pedagógica e do supervisor nos primeiros anos de prática docente, mas também sobre toda a sua problemática numa perspetiva de um melhor entendimento do conceito e dos outros que lhes estão relacionados, nomeadamente a reflexividade docente. Abordam-se as diferenças da supervisão no que respeita ao supervisor e ao supervisionado e analisam-se as formas e as dimensões dessa supervisão, bem como os estilos que o supervisor poderá/deverá assumir. Abordamos ainda a importância crescente da reflexividade docente e o papel preponderante da reflexão como modelo de supervisão. Neste trabalho utilizámos uma metodologia de natureza qualitativa, um estudo de caso que tem como problema de investigação a seguinte questão: Qual o papel da Supervisão Pedagógica nos primeiros anos de prática docente no 1.º Ciclo do Ensino Básico? Para a concretização da investigação foi necessário recorrer a diferentes instrumentos de recolha de dados: entrevista semiestruturada, observação de professores em início de carreira e análise documental. Após a interpretação e análise dos dados verificámos, com este estudo, que o acompanhamento, ajuda e orientação do supervisor pedagógico são imprescindíveis para melhorar o desempenho profissional do professor principiante. Deste modo, verificámos o conjunto de estratégias e/ou procedimentos que devem ser utilizados pelo supervisor pedagógico, de modo a contribuir para um acompanhamento do professor principiante em sala de aula, no início da carreira docente. O presente estudo pretende figurar um suporte reflexivo para a prática docente dos professores principiantes e dar a conhecer que o acompanhamento, ajuda e orientação do supervisor pedagógico são imprescindíveis para melhorar o desempenho profissional do professor principiante. Deste modo, verificámos o conjunto de estratégias e/ou procedimentos que devem ser utilizados pelo supervisor pedagógico, de modo a contribuir para um acompanhamento do professor principiante em sala de aula, no início da carreira docente. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201722020 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/18709 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | professores e formação profissional | pt_PT |
dc.subject | supervisão | pt_PT |
dc.subject | desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | ensino básico 1° ciclo | pt_PT |
dc.title | O papel da supervisão pedagógica nos primeiros anos de prática docente no 1º ciclo do ensino básico - estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |