Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Planeamento de campanha publicitária informativa e educacional para mulheres portuguesas sobre a interrupção voluntária de gravidez

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ProjetoTese_SaraNascimento.pdf4.38 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Em Portugal, desde a promulgação da Lei nº 16/2007, as mulheres passaram a ter a liberdade de decidir sobre o seu próprio corpo, nomeadamente no que diz respeito à Interrupção Voluntária da Gravidez. No entanto, é importante compreender as carências informativas e as necessidades das mulheres face a este processo biológico e orgânico, que ocorre de forma íntima e incontrolável. Neste contexto, surge a necessidade de planeamento de uma campanha publicitária informativa e educativa sobre a Interrupção Voluntária da Gravidez, direcionada às mulheres portuguesas, em idade reprodutiva (entre os 16 e os 49 anos). O enquadramento teórico deste estudo engloba várias temáticas essenciais, como a dimensão histórica da mulher em Portugal, a representação feminina durante e após a ditadura, tanto na literatura como na pintura, bem como a análise da Interrupção Voluntária da Gravidez. Para além disso, foi abordada a temática da publicidade, o público-alvo e as características das diferentes gerações e os tipos de mídia. Foi realizada uma pesquisa através de um inquérito por questionário, com o objetivo de perceber de que forma as mulheres se sentem relativamente à informação disponível sobre os procedimentos de Interrupção Voluntária da Gravidez. Através da definição dos objetivos de marketing, comunicação e mídia foi delineada uma estratégia capaz de adequar a mensagem ao público-alvo.
In Portugal, since the enactment of Law no. 16/2007, women have gained the freedom to make decisions about their own bodies, particularly with regard to Voluntary Termination of Pregnancy. However, it is important to understand the informational gaps and the needs of women regarding this biological and organic process, which takes place intimately and uncontrollably. In this context, the need arises to plan an informative and educational advertising campaign about Voluntary Termination of Pregnancy, aimed at portuguese women of reproductive age (between 16 and 49 years old). The theoretical framework of this study encompasses several essential themes, such as the historical dimension of women in Portugal, the representation of women during and after the dictatorship, both in literature and in painting, as well as an analysis of Voluntary Termination of Pregnancy. Furthermore, the study addressed the theme of advertising, the target audience, the characteristics of different generations, and the types of media. A survey was conducted using a questionnaire with the aim of understanding how women feel about the information available regarding Voluntary Termination of Pregnancy procedures. Through the definition of marketing, communication, and media objectives, a strategy was developed to tailor the message to the target audience.

Description

Keywords

Planeamento de campanha publicitária Informação Educação Interrupção voluntária da gravidez Mulheres portuguesas

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence