Repository logo
 
Publication

Conceções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à inclusão de alunos com NEE nas salas aula do ensino regular

dc.contributor.advisorPanaças, Luísa
dc.contributor.authorRosinha, Maria Antonieta Marquinêz
dc.date.accessioned2019-05-22T10:18:43Z
dc.date.available2019-05-22T10:18:43Z
dc.date.issued2019-04-24
dc.description.abstractA perspetiva da inclusão parte do princípio de que existe diversidade no interior de um grupo. O professor não pode esquecer que cada aluno tem as suas próprias caraterísticas e diferentes tipos de aprendizagem. O presente trabalho de pesquisa qualitativa tem como objetivo analisar, perceber, descrever e refletir sobre as conceções dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico face à inclusão de alunos com NEE nas salas de Ensino Regular (ER) e conhecer as estratégias utilizadas pelos professores para lidar com a heterogeneidade. Para obter os resultados foi aplicada uma entrevista semiestruturada individual a nove professores de um Agrupamento de Escolas (AE) de um concelho do Norte Alentejo. Numa primeira fase foram analisadas através de tabelas e gráficos e, posteriormente, através de análise de conteúdo dos blocos trabalhados, sendo estes organizados em categorias e subcategorias. Os resultados demonstraram que a maioria dos professores têm conceções positivas perante a inclusão. Contudo, referem a dificuldade em atender a diversidade dentro do grupo heterogéneo e a falta de apoio de um especialista na área de EE (Educação Especial), permanentemente, aos alunos com NEE. Os professores referem também que o ME (Ministério da Educação) deve promover práticas inclusivas entre todos os agentes educativos colocando os especialistas necessários nas escolas para ajudar os alunos com NEE dentro das salas de ER e conseguir, desta forma, atingir o grande objetivo da escola inclusiva.pt_PT
dc.description.abstractThe inclusion perspective is based on the principle that there is diversity within a group. The teacher can not forget that each student has their own characteristics and different types of learning. The purpose of this qualitative research work is to analyze, perceive, describe and reflect on the conceptions of teachers of the 1st Cycle of Basic Education in relation to the inclusion of students with SEN in the Regular Education (RE) rooms and to know the strategies used by teachers to deal with heterogeneity. To obtain the results an individual semi-structured interview was applied to nine teachers from a School Group (AE) of a municipality in the North Alentejo. In a first phase were analyzed through tables and graphs and, later, through content analysis of the blocks worked, being these organized in categories and subcategories. The results showed that, in general, teachers have positive conceptions towards inclusion. However, they refer to the difficulty in attending to diversity within the heterogeneous group and the lack of support of a specialist in the area of EE (Special Education), permanently, to students with SEN. Teachers also point out that the Ministry of Education should promote inclusive practices among all educational agents by putting experts in schools to help pupils with SEN within ER rooms and thus achieve the overarching goal of the inclusive school.pt_PT
dc.identifier.tid202228495pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28613
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectconceções dos professorespt_PT
dc.subjectnecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectdiversidadept_PT
dc.subjectinclusão e escola inclusivapt_PT
dc.subjectconceptions of teacherspt_PT
dc.subjectspecial educational needspt_PT
dc.subjectdiversitypt_PT
dc.subjectinclusion and inclusive schoolpt_PT
dc.subjectNEEpt_PT
dc.titleConceções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à inclusão de alunos com NEE nas salas aula do ensino regularpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial. Especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado Maria Rosinha.pdf
Size:
1.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: