Publication
Contributo da modalidade artística de expressão dramática/teatro para o desenvolvimento das crianças com Necessidades Educativas Especiais
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Saraiva, Horácio | |
dc.contributor.author | Silva, Bento Alberto Machado da | |
dc.date.accessioned | 2020-09-18T10:30:24Z | |
dc.date.available | 2020-09-18T10:30:24Z | |
dc.date.issued | 2020-07-28 | |
dc.description.abstract | As modalidades artísticas de expressão dramática e teatro são ferramentas ao serviço da educação. A educação proporcionada pela Arte refere-se a objectivos voltados para o desenvolvimento harmonioso da personalidade, o que significa uma educação que igualmente actue nas dimensões físicas, criativas, estéticas, cognitivas e emocionais da personalidade, dirigindo-se a todas estas dimensões de igual modo. Trata-se de uma educação que proporciona um equilíbrio cultural que levará a um melhor desenvolvimento da criança. No âmbito da educação especial, as modalidades artísticas possibilitam uma liberdade única de educação. Esta liberdade incluiu a liberdade de iniciativa, de escolha de actividades, uso de técnicas e materiais, na expressão, pautados fundamentalmente por um clima de aceitação, tolerância, de abertura às iniciativas e opções da criança com necessidades educativas especiais. Uma atitude não directiva, centrada na criança e nas suas necessidades. A inclusão de alunos com NEE em turmas do ensino regular, possibilitando-lhe o acesso ao currículo comum através de um conjunto de apoios apropriados às suas características, leva a repensar a educação. Concebendo-se uma educação que esteja voltada, não para o ensino de matérias escolares, mas para o desenvolvimento equilibrado da personalidade da criança, a expressão dramática / teatro será para estes alunos, sem dúvida, um dos melhores métodos de ensino. Neste sentido, na primeira parte do trabalho procura-se uma fundamentação teórica que valide o contributo das modalidades artísticas de expressão dramática / teatro para o desenvolvimento das crianças com necessidades educativas especiais. Na segunda parte, testa-se a validade desse contributo com base em dados recolhidos por professores desta área integrados na Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia da Região Autónoma da Madeira. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202519228 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/33344 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | expressão dramática | pt_PT |
dc.subject | teatro | pt_PT |
dc.subject | educação especial | pt_PT |
dc.title | Contributo da modalidade artística de expressão dramática/teatro para o desenvolvimento das crianças com Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Bento Silva.pdf
- Size:
- 2.41 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format