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Promoção da perfusão cerebral na Pessoa em situação neurocrítica: contributos dos cuidados de enfermagem - Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de enfermagem à pessoa em situação crítica

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Abstract(s)

O presente relatório de estágio de natureza profissional, focado no desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica (PSC), tal como preconizado nos Regulamentos da Ordem dos Enfermeiros (OE) - nº429/2018 e nº 140/2019 -, teve como enfoque principal a problemática do cuidado à pessoa em situação neurocrítica. Trata-se de um documento que reporta o percurso realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica, na área de Enfermagem à PSC, na Escola Superior de Enfermagem do Porto. O documento, em si, está baseado naquilo que emergiu das Unidades Curriculares Estágio de natureza profissional com relatório (Módulo I – 15 ECTS e Módulo II – 30 ECTS). Ao longo do mesmo, procuramos colocar em evidência o processo de desenvolvimento de competências especializadas, a natureza dos contextos clínicos que se constituíram como campos de estágio, e a forma como o experienciado contribuiu para expandir e aprofundar as referidas competências; considerando que as mesmas nos permitirão obter o grau académico de mestre (2º ciclo de estudos) e, por outro lado, no futuro, o título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à PSC, nos termos definidos pela OE. Em termos de estrutura, está organizado em três partes principais. A primeira, centra-se na caracterização dos três contextos clínicos do estágio: um Serviço de Urgência (SU) Polivalente, uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Polivalente e uma UCI Neurocríticos. Na segunda parte, são apresentados três estudos de caso clínicos, onde detalhamos o processo de conceção e decisão clínica, bem como os seus fundamentos. Por último, apresentamos um capítulo onde refletimos sobre o processo de desenvolvimento das competências especializadas. Globalmente, consideramos que, atendendo à finalidade do estágio, quer os contextos clínicos, quer os estudos de caso apresentados, permitiram a aquisição e expansão das competências que perseguimos, com particular enfoque na PSC com compromissos neurológicos. Todavia, o estágio aqui reportado foi dirigido a todas as competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à PSC, como julgamos que fica bem evidente no teor deste documento. Sem prejuízo do carácter central do estágio de natureza profissional, assumimos que o desenvolvimento de competências é um processo dinâmico e contínuo, que não termina ou se esgota no estágio, ou mesmo, no curso. Este trajeto foi um marco relevante do nosso percurso académico e profissional, no qual nos foi possível adquirir um conjunto de ferramentas que, no futuro, serão com toda a certeza, decisivas para o nosso exercício profissional e, por essa via, para a qualidade dos cuidados que prestamos
This internship report from professional nature, is focused on the development of common and specific skills of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for People in Critical Situations, as recommended in the Regulations of the Order of Nurses - nº429/2018 and nº140/2019 -, its main focus was the problem of caring for people in a neurocritical situation. This is a document that reports on a journey carried out within the scope of the Master's Degree in Medical-Surgical Nursing, in the area of Nursing for People in Critical Situations, at the Escola Superior de Enfermagem do Porto. This document is based on what emerged from the Curricular Units of Professional Internship with report (Module I – 15 ECTS and Module II – 30 ECTS). Throughout this report we seek to highlight the process of developing specialized skills, the nature of the clinical contexts that were constituted as internship fields and the way in which the experienced contributed to expand and deepen these skills; considering that they allow us to obtain the academic degree of master (2nd cycle) and, on the other hand, in the future, the professional title of Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for People in Critical Situations, under the terms defined by the Order of Nurses. In terms of structure, this report is organized into three main parts. The first one, is focused on the characterization of the three clinical contexts of the internship, namely: an Emergency Service, an Intensive Care Unit and a Neurocritical Intensive Care Unit. In the second part, three clinical case studies are presented, where we detail the clinical design and decision process, as well as its foundations. Finally, we present a chapter where we reflect on the process of developing specialized skills. Overall, we consider that, given the purpose of the internship, the clinical contexts and the case studies carried out, allowed the acquisition and expansion of the skills we pursue, with a particular focus on People in Critical Situations with neurological disorders. However, the internship reported here was aimed at all Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for People in Critical Situations skills, as we believe is clearly evident in the content of this document. Without prejudice to the central nature of the professional internship, we assume that the development of skills is a dynamic and continuous process, which does not end or is exhausted in the course or even in the internship. This journey was a relevant milestone in our academic and professional journey, in which we were able to acquire a set of tools that, in the future, will, with all certainty, be decisive for our professional practice and, therefore, for the quality of the care we offer.

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Pessoa em situação crítica Cliente neurocrítico Enfermeiro Especialista Competências Relatório de estágio

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