Repository logo
 
Publication

A procura por informação sobre alimentação saudável nos Media Digitais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMotta, Joana Terra
dc.contributor.authorAndreghetto, Adriano
dc.date.accessioned2020-03-25T14:39:55Z
dc.date.available2020-03-25T14:39:55Z
dc.date.issued2020-02-27
dc.description.abstractOs media digitais (websites, páginas de redes sociais e blogs) dedicados à alimentação e nutrição tornam-se cada vez mais populares e podem ter uma influência significativa nas escolhas alimentares, no consumo de alimentos e no estado de saúde da população. Através deste estudo objetiva-se perceber a utilização dos media digitais na procura de informações sobre alimentação pelos utilizadores, assim como entender as suas motivações e também os conteúdos que despertam interesse nestes canais. Organizações qualificadas acerca de alimentação em Portugal, como o PNPAS (Programa Nacional para Alimentação Saudável), têm feito uso dos media digitais para divulgar informações sobre o assunto de forma a levar conteúdo de qualidade aos utilizadores. No entanto, não possuem o mesmo alcance que os outros canais não oficias. O estudo adotou uma metodologia de carater descritivo e exploratório. O processo exploratório procurou fornecer, através de um focus group, informações para uma investigação mais precisa para a etapa seguinte. O processo descritivo pretendeu identificar e analisar as características e variáveis que se relacionam com a procura de informações sobre alimentação saudável nos media digitais. O inquérito contou com uma amostra não probabilística da população portuguesa de 356 pessoas. A amostra foi composta por 255 mulheres (71,6%) e 101 homens (28,4%) com idade média de 38 anos (s= 11,775, mo= 53, min = 16 e max = 74). Os resultados apurados confirmam a grande preocupação com os hábitos alimentares e o hábito de procura por informações sobre alimentação. Através dos inquéritos foi possível perceber que os media digitais constituem uma fonte de informação, no entanto, para este estudo os Profissionais de Saúde continuam a ser a principal fonte, seguidos dos websites. Concluiu-se que os inquiridos atribuem um elevado grau de confiança e credibilidade às informações dos media digitais e tendem a incluir dicas sobre alimentação que encontram nesses meios. Ainda assim, não têm por hábito confirmar a autoria da informação. Através do estudo identifica-se ainda que o PNPAS é pouco conhecido pelos inquiridos e que outros canais com informações não validadas por organismos oficiais ou profissionais da área possuem o protagonismo como fontes de informação sobre alimentação em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractDigital media (websites, social media and blogs) about food and nutrition are becoming increasingly popular and might have a significant influence on food choices, food consumption and the health status of the population. This study aims to understand digital media usage in the search for information about food by users, as well as understand their motivations and also the content that generate interest in those channels. Qualified food organizations in Portugal, such as the PNPAS (National Program for Healthy Eating), have made use of digital media to disseminate information about the topic in order to offer quality content to users. However, they do not have the same reach as other non-official channels. The study adopted a descriptive and exploratory methodology. The exploratory process sought to provide, through a focus group, some guidance for the next step of the investigation. The descriptive process aimed to identify and analyze the characteristics and variables that relate the search for information about healthy eating in digital media. The survey included a non-probabilistic sample of 356 people of the Portuguese population. The sample consisted of 255 women (71.6%) and 101 men (28.4%) with a mean age of 38 years (s = 11.775, mo = 53, min = 16 and max = 74). The results confirm that users are concerned with their eating habits and that they have the habit of looking for information about food. Through the surveys it was possible to realize that digital media is mentioned as a source of information, however, for this study Health Professionals remain the main source, followed by websites. It was found that respondents attribute a high degree of confidence and credibility to digital media information and tend to include food tips they find in digital media in their daily routine. Still, they are not used to confirm the authorship of the information. The study also identifies that PNPAS is little known by respondents and that other channels with information not validated by official organizations or specialized professionals have the leading role as sources of food information in Portugalpt_PT
dc.identifier.tid202464253pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31879
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAlimentação Saudávelpt_PT
dc.subjectMarketing Digitalpt_PT
dc.subjectMedia Digitaispt_PT
dc.subjectPNPASpt_PT
dc.subjectProcura de informaçõespt_PT
dc.titleA procura por informação sobre alimentação saudável nos Media Digitaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digitalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de M-MD - Adriano Andreghetto.pdf
Size:
1.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: