Browsing by Issue Date, starting with "2020-02-27"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A procura por informação sobre alimentação saudável nos Media DigitaisPublication . Andreghetto, Adriano; Motta, Joana TerraOs media digitais (websites, páginas de redes sociais e blogs) dedicados à alimentação e nutrição tornam-se cada vez mais populares e podem ter uma influência significativa nas escolhas alimentares, no consumo de alimentos e no estado de saúde da população. Através deste estudo objetiva-se perceber a utilização dos media digitais na procura de informações sobre alimentação pelos utilizadores, assim como entender as suas motivações e também os conteúdos que despertam interesse nestes canais. Organizações qualificadas acerca de alimentação em Portugal, como o PNPAS (Programa Nacional para Alimentação Saudável), têm feito uso dos media digitais para divulgar informações sobre o assunto de forma a levar conteúdo de qualidade aos utilizadores. No entanto, não possuem o mesmo alcance que os outros canais não oficias. O estudo adotou uma metodologia de carater descritivo e exploratório. O processo exploratório procurou fornecer, através de um focus group, informações para uma investigação mais precisa para a etapa seguinte. O processo descritivo pretendeu identificar e analisar as características e variáveis que se relacionam com a procura de informações sobre alimentação saudável nos media digitais. O inquérito contou com uma amostra não probabilística da população portuguesa de 356 pessoas. A amostra foi composta por 255 mulheres (71,6%) e 101 homens (28,4%) com idade média de 38 anos (s= 11,775, mo= 53, min = 16 e max = 74). Os resultados apurados confirmam a grande preocupação com os hábitos alimentares e o hábito de procura por informações sobre alimentação. Através dos inquéritos foi possível perceber que os media digitais constituem uma fonte de informação, no entanto, para este estudo os Profissionais de Saúde continuam a ser a principal fonte, seguidos dos websites. Concluiu-se que os inquiridos atribuem um elevado grau de confiança e credibilidade às informações dos media digitais e tendem a incluir dicas sobre alimentação que encontram nesses meios. Ainda assim, não têm por hábito confirmar a autoria da informação. Através do estudo identifica-se ainda que o PNPAS é pouco conhecido pelos inquiridos e que outros canais com informações não validadas por organismos oficiais ou profissionais da área possuem o protagonismo como fontes de informação sobre alimentação em Portugal.
- Plano de Marketing Digital: Creatives 2019Publication . Guedes, Cátia Sofia Peyroteo Vaz; Motta, Joana TerraO crescimento exponencial do número de sites e da forma como se materializa a presença online dos cidadãos e das empresas é algo que não podemos ignorar. De acordo com a netcraft e internet live stats, o número de sites quase duplicou de 2016 para 2017, atingindo um valor próximo dos 2 biliões no final de 2018. No ano de 2015, este número era de apenas 860 milhões. Apesar de uma grande parte destes websites não estarem ativos, ou seja, não participam ativamente da estratégia comercial ou de comunicação de uma instituição, este crescimento não deixa representar uma alteração importante no mercado da criação de conteúdos online (Internet Live Stats, 2018). A utilização de técnicas de marketing digital e a utilização de ferramentas de suporte tem visto o seu crescimento acelerar nos últimos anos e são cada vez mais utilizadas ao nível das empresas. Seguindo a tendência internacional, o número de utilizadores com Internet em Portugal continua a crescer e atualmente já se encontra próximo dos 6 milhões. Isto significa que, mais de dois terços dos portugueses são já, utilizadores de internet.
- O processo de compra Online nas Gerações X e YPublication . Abreu, Luis Cruz Nogueira Telo de; Motta, Joana TerraA compra online é uma tendência global em constante crescimento, praticada por diferentes gerações, sendo um o processo distinto de consumidor para consumido. Esta investigação tem como objetivo perceber e analisar quais as principais diferenças no processo de compra das Gerações X e Y. Para isso foram realizados dois estudos, um qualitativo (focus group) e um quantitativo (inquérito por questionário). Efetuaram-se dois focus groups, numa amostra de 14 indivíduos, um grupo constituído por sete participantes da Geração X e outro por sete indivíduos da Geração Y, com a finalidade de compreender o processo de compra e os fatores que o influenciam. Este estudo serviu posteriormente como base para a elaboração do questionário, tendo sido, posteriormente, aplicado à mesma amostra. Como principais conclusões, foi apurado que existem várias semelhanças no processo de compra entre as duas gerações, tais como os fatores que motivam a compra online, por outro lado, as diferenças também são notórias, existindo uma maior regularidade de compra na Geração X em comparação com a Y.
