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A arte como instrumento de qualificação e de valorização pública de grupos portadores de vulnerabilidade

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Authors

Silva, Carolina

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório insere-se no âmbito do mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social e resulta do trabalho realizado na Associação Espaço T, em contexto de estágio, com utentes que apresentam problemas do foro físico, psicológico e/ou mental. Através do projeto Palcos para a Inclusão, pretendia a instituição trabalhar com estes indivíduos a autoaceitação, valorização, e reconhecimento das suas capacidades, apesar das limitações com que se podem confrontar. Pretendia igualmente trabalhar as ideias préconcebidas que a sociedade de que todos fazemos parte tende a desenvolver sobre os indivíduos que experimentam algum daqueles tipos de problemas, demonstrando publicamente os seus conhecimentos e competências no campo de diversas expressões artísticas – dança, música e teatro. Será a arte um veículo de aproximação, aceitação e inclusão de todos, independentemente das particularidades de cada um? Esta foi genericamente a questão que colocamos, que problematizamos e a que procuramos responder com a nossa integração e o nosso acompanhamento das actividades do projecto Palcos para a Inclusão no âmbito da modalidade estágio que escolhemos para desenvolver o nosso trabalho final de mestrado.
This report falls within the scope of the Master’s Degree in Social Intervention in Children and Youth at Risk of Social Exclusion and it results from the work carried out at Associação Espaço T, in an internship context, whose users have physical, psychological and/or mental problems. Through the project Palcos para a Inclusão, the purpose of the institution was to work with these individuals on self-acceptance, appreciation and recognition of their capacities ins spite of all the limitations they may have to face. The Association also intended to work on the preconceived ideas that the society to which we all belong tends to develop about individual who experience some kinds of problems, by publicly showing their knowledge and skills in the field of different artistic expressions – dance, music and theatre. Is art a vehicle for approaching, accepting and including everyone, regardless of their particularities? This was generically the question that we have posed, problematized and tried to answer by integrating and monitoring the Palcos para a Inclusão project’s activities within the scope of the internship modality which we have chosen to develop our final master’s degree work.

Description

Keywords

Arte Vulnerabilidades fisicas, psicológicas e/ou mentais Preconceito Inclusão

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