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O Marketing nas Indústrias Farmacêuticas: um estudo multicaso a duas Indústrias Farmacêuticas com portfólios semelhantes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRosinha, António
dc.contributor.authorCampos, Anete Cláudia Saraiva
dc.date.accessioned2023-10-11T15:09:04Z
dc.date.available2023-10-11T15:09:04Z
dc.date.issued2023-06-26
dc.description.abstractIntrodução: É fundamental que os médicos sejam informados sobre a existência de novas terapêuticas e/ou atualizações farmacológicas que lhes permitam abordagens imediatas e inovadoras aos pacientes que atendem. Um dos recursos utilizados pelas Indústrias Farmacêuticas, para estabelecer comunicação com médicos e profissionais de saúde, são o uso de folhetos de informação durante as visitas dos Delegados de Informação Médica. Estes materiais contêm um conjunto de informações elementares e essências, com o propósito de esclarecer e elucidar os médicos, quanto as suas decisões terapêuticas. No entanto, o seu conteúdo deve ser trabalhado dentro de um contexto e necessidades de cada um dos países onde essas indústrias atuam, para que consigam de fato ser capaz de influenciar a escolha e provocar nestes profissionais de saúde uma atitude diferencial na sua forma de prescrição. Objectivos: O principal objectivo deste estudo foi perceber de que forma os materiais de comunicação de duas Indústrias Farmacêuticas, com portefólio semelhante, podem ou não influenciar a decisão de médicos e profissionais de saúde. Metodologia: O estudo foi do tipo observação qualitativa, tendo ocorrido entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, com base em entrevistas, numa amostra de seis médicos angolanos, três ligados ao sector público e três ligados ao sector privado e na análise documental de materiais recolhidos no mercado angolano. Resultados: Em relação às possíveis relações entre os dados observados, verificou-se que há evidências suficientes para afirmar que existe uma associação entre a frequência de visitas dos DIM's com os médicos e que é independe dos materiais de comunicação trabalhados pelas indústrias, da leitura ou mensagens-chave dos folhetos informativos e da importância atribuída a eles. Conclusões: o preço foi o fator comum quanto a decisão de prescrição dos médicos inquiridos, o segundo fator referido foi a experiência com o produto, quer de um colega ou das suas experiências anteriores. Isto poderá indicar uma falha na comunicação que é feita pelas Industrias Farmacêuticas para o mercado angolano, não desenvolverem materiais contextualizados e direcionados ao mercado, por outro lado associado à fraca capacidade da ARMED na fraca regulação da atividade de promoção e da monitorização e supervisão das atividades das Indústrias Farmacêuticas no mercado e da forma que como desenvolvem as suas atividades, o que leva a abertura a existência no mercado de promoção de medicamentos que podem ou não fazer parte das necessidades do pais, mas sim dos interesses e objetivos destas Indústrias.pt_PT
dc.description.abstractIntroduction: It is essential that doctors are informed about the existence of new therapies and/or pharmacological updates that allow immediate and innovative approaches to the patients they serve. One of the resources used by the Pharmaceutical Industries to establish communication with doctors and health professionals is the use of information leaflets during the visits of the Medical Information Delegates. These materials contain a set of elementary and essential information, with the purpose of clarifying and enlightening physicians regarding their therapeutic decisions. However, its content must be worked within the context and needs of each of the countries where these industries operate, so that they can be able to influence the choice and provoke in these health professionals a differential attitude in their form of prescription. Objectives: The main objective of this study was to understand how the communication materials of two Pharmaceutical Industries, with similar portfolio, may or not influence the decision of doctors and health care professionals. Methodology: The study was of the qualitative observation type, having occurred between December 2022 and January 2023, based on interviews, in a sample of six Angolan doctors, three linked to the public sector and three linked to the private sector and on documentary analysis of materials collected in the Angolan market. Results: Regarding the possible relationships between the observed data, it was verified that there is enough evidence to affirm that there is an association between the frequency of visits of the DIM´s with the doctors and that it is independent of the communication materials worked by the industries, the reading or key-messages of the information leaflets and the importance attributed to it. Conclusions: the price was the common factor regarding the physicians' prescribing decision, the second factor mentioned was the experience with the product, either from a colleague or from their previous experiences. This may indicate a failure in the communication that is made by the Pharmaceutical Industries to the Angolan market, not developing contextualized and market-oriented materials, on the other hand associated with the weak capacity of ARMED in the weak regulation of the promotion activity and the monitoring and supervision of activities of the Pharmaceutical Industries in the market and the way they carry out their activities, which leads to the opening of the market for the promotion of medicines that may or may not be part of the needs of the country, but of the interests and objectives of these Industries.pt_PT
dc.identifier.tid203362772pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47204
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing farmacêuticopt_PT
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_PT
dc.subjectIndústria farmacêuticapt_PT
dc.subjectDelegado de informação médicapt_PT
dc.subjectPromoção de medicamentospt_PT
dc.subjectFolhetos informativospt_PT
dc.titleO Marketing nas Indústrias Farmacêuticas: um estudo multicaso a duas Indústrias Farmacêuticas com portfólios semelhantespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing (EaD)pt_PT

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