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Authors
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Abstract(s)
Este estudo toma como ponto de partida a importância e a dependência dos media para a obtenção
de informações sobre a pandemia. A teoria da dependência do sistema de media foi desenvolvida na década
de 1970, quando os media de massa eram a fonte de informação dominante. Hoje, num tempo em que as escolhas
de media se tornaram abundantes, são necessários estudos que permitam entender o fenómeno da dependência
dos media à luz de novas dimensões tornadas importantes pelas transformações ocorridas nos campos
social e dos media — onde se destaca a coexistência dos media de massa com as plataformas de media sociais.
Na medida em que as crises de grande escala ocorrem raramente e o ambiente dos media muda rapidamente,
importa analisar como a dependência dos media se relaciona com a escolha e com a confiança nos diversos
meios (meios tradicionais vs media sociais) em tempos de crise. São várias as questões que se colocam. Qual
a confiança atribuída pelos indivíduos aos media sociais, enquanto fontes de informação sobre o COVID-19?
Em que medida ficam bem informados os indivíduos que elegem estas fontes enquanto principais fontes de
informação? A partir de um questionário aplicado a 240 indivíduos em Portugal, durante a primeira semana
do estado de emergência (março de 2020), a presente pesquisa procura identificar como as pessoas acederam à
informação sobre o COVID-19, como agiram criticamente perante as diversas fontes e como avaliam a confiabilidade
dos diversos meios. Por fim, analisa a associação entre o tipo de meio escolhido e a adesão a conteúdos de
desinformação sobre o vírus. Os resultados revelam a existência de um fenómeno de dependência dos media,
com uma forte exposição (tanto ativa como acidental) a conteúdos informativos, sendo os media convencionais
privilegiados como fonte principal, e distinguidos positivamente em termos de confiança. Por fim, identificou-
-se uma associação estatisticamente significativa de sinal positivo entre a utilização dos media sociais como
fonte principal e a aceitação de desinformação.
Description
Keywords
COVID-19 Fontes de informação Desinformação Media sociais information sources misinformation social media
Citation
Publisher
Instituto de comunicação da Nova, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa