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Plano de Integração de Novos Enfermeiros do Bloco Operatório II de um Centro Hospitalar da Margem Sul

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O presente relatório inclui-se no plano de estudos do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, surgindo como um documento explicativo do desenvolvimento de um Projeto de Intervenção em Serviço (PIS) e de um Projeto de Aprendizagem Clínica (PAC), realizados durante os estágios I, II e III, no Bloco Operatório II de um Centro Hospitalar da Margem Sul, e visa descrever e expor uma reflexão crítica sobre: as Competências Comuns e Específicas em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, as Competências Específicas em Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica e Paliativa e as Competências do Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, desenvolvidas durante os estágios e o curso supracitado. No âmbito do PIS identificamos como problemática: A inexistência de documentos orientadores relativos ao Processo de Integração de Novos Enfermeiros no Serviço do Bloco Operatório II do Centro Hospitalar da Margem Sul. Pois todos”… os enfermeiros que vão ocupar um novo lugar ou função, independentemente da sua categoria, preparação ou experiência, necessitam de passar por um período de integração que facilitará a sua adaptação ao cargo que irão desempenhar.” (AESOP, 2006, p.285) Assim, através da utilização da metodologia de trabalho de projeto desenvolvemos o nosso PIS, com a finalidade de estruturar um novo Processo de Integração de Novos Enfermeiros no Serviço do Bloco Operatório II, materializado num Manual de Integração e num Procedimento de Integração dos Novos Enfermeiros no Bloco Operatório, o que nos permitiu adquirir um conjunto de competências comuns do enfermeiro especialista. O PAC foi direcionado para o desenvolvimento das competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Pessoa em Situação Crítica, Crónica e Paliativa.
The present report includes the syllabus the third master's degree course in medical-surgical Nursing, the school of health of the Instituto Politécnico de Setúbal, emerging as an explanatory document on the development of an intervention project in service (PIS) and a Clinical Learning project (PAC), during the stages I, II and III, performed in the Operating Room of a Hospital Centre on the southern shore, and aims to describe and expose a critical reflection on: the Common and specific Skills in the Nursing Person in critical condition, the specific skills in nursing at Chronic and Palliative situation and the responsibilities of the master in medical-surgical Nursing, developed during the stages and the abovementioned course. Under the PIS have identified as problematic: the lack of guidance documents related to the process of integration of new Nurses in the operating room service II from Central Hospitalar on the southern shore. Because all the”… nurses who will occupy a new place or role, regardless of their category, preparation or experience, need to go through a period of integration which will facilitate its adaptation to a position he will play. “(AESOP, 2006, p. 285) Thus, through the use of design project work methodology we developed our PIS, with the purpose of structuring a new process of integration of new Nurses in service of surgery II, materialized in a Manual of integration and a Procedure for the integration of new nurses in the operating room, which allowed us to acquire a set of common skills of nurse specialist. The PAC was directed to the development of specific competencies of Nurses Expert in Person in critical condition, chronic and palliative.

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Bloco Operatório Manual de Integração Processo de Integração Metodologia de Trabalho de Projeto Competências Operating Room Manual integration Integration Process Project Work Methodology Skills

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