Repository logo
 
Publication

Estratégias a adotar pelas micro e pequenas empresas em tempos de crise económica, na Freguesia de Carnide em Lisboa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFonseca, José Manuel da
dc.contributor.authorAnastácio, João Manuel Gomes Lima
dc.date.accessioned2016-04-08T14:06:22Z
dc.date.available2016-04-08T14:06:22Z
dc.date.issued2014-01-31
dc.description.abstractA nível global as micro e pequenas empresas são parte importante do funcionamento das economias. Grandes economias como a Americana e a Europeia, têm dedicado grande atenção a estas empresas, porquanto são relevantes para o PIB, para a criação de empregos e como tal para a coesão económica e social. São contudo empresas muito vulneráveis porque dependentes do seu fundador, pelo que o seu ciclo de vida está intimamente ligado ao ciclo de vida do empresário. Para além do mais o nível de formação e know-how do empresário e as suas habilidades para gerir a empresa e o negócio são fatores críticos. São como tal o segmento de empresas sujeitas a uma maior taxa de mortalidade. Os empresários Portugueses apresentam na generalidade uma grande tendência para viverem isolados, não refletindo em conjunto os problemas e com isso tentarem encontrarem soluções comuns, porque as associações empresariais de fato não existem para estes empresários. As últimas três décadas foram marcadas por grandes alterações ao nível tecnológico com grandes reflexos na vida das sociedades e como tal na economia. Temos hoje uma economia dominada pelo digital, pela ecologia e pelo apelo à responsabilidade social das empresas, o que tem provocado grandes alterações aos modelos de negócio. Desta forma é cada vez mais relevante uma reflexão sobre os caminhos que os negócios devem prosseguir, ou seja é importante cada empresa definir qual a sua estratégica desde o seu nascimento e adaptar-se constantemente às mudanças, para melhor se identificarem com o mercado onde vão operar. Os períodos de crise económica acrescentam um outro nível de exigência, sendo que agora temos de desenvolver estratégias muito eficazes, mas simples e onde os aspetos da rentabilidade e do financiamento são fatores críticos para o sucesso do negócio.pt_PT
dc.description.abstractThe global micro and small businesses are an important part of the functioning of economies. Large economies such as American and European, have devoted great attention to these companies, as they are relevant to the GDP, to create jobs and thus to economic and social cohesion. However companies are very vulnerable because of its founder dependents, so their life cycle is closely linked to the life cycle of the entrepreneur. Furthermore the level of training and know-how of the entrepreneur and their abilities to manage the company and the business are critical. As such are the segment of companies subject to a higher rate of mortality. Portuguese entrepreneurs generally have a greater tendency to live alone and do not reflect the problems together and try to find solutions to this common, because the associations do not really exist for these entrepreneurs. The last three decades have been marked by major changes in technology with great reflexes in the life of society and in the economy as such. We now have an economy dominated by digital and the ecology that has caused major changes to business models. Thus, it is increasingly important to reflect on the ways that businesses should continue, ie it is important to define what each company its strategic since birth, to better identify where the market will operate. Periods of economic crisis adds another level of demand, and now we have to develop very effective strategies which aspects of profitability and financing are critical to business success.pt_PT
dc.identifier.tid201114836pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12997
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetitividadept_PT
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_PT
dc.subjectCrisept_PT
dc.subjectAdaptabilidadept_PT
dc.subjectGestão e estratégiapt_PT
dc.titleEstratégias a adotar pelas micro e pequenas empresas em tempos de crise económica, na Freguesia de Carnide em Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Estratégia Empresarialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação M-EE - Estratégias a adotar pelas micro e pequenas empresas em tempos de crise económica, na Freguesia de Carnide em Lisboa - João Manuel Gomes Lima Anastácio 50028878.pdf
Size:
2.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: