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- Viver a vida no Extremo - o percurso do animador turístico na empresa ExtremosPublication . Reis, Tiago Jorge Fernandes dos; Barbara, Noémia MartinsResumo Este relatório de estágio tem por base o estágio profissionalizante de mestrado realizado na empresa de animação turística Extremos, cujos principais objectivos foram: aprender como opera uma empresa de animação turística ao nível do seu funcionamento interno e externo, da sua gestão e da oferta dos diferentes produtos turísticos; efectuar uma análise da empresa, das suas potencialidades e riscos no mercado, apresentando propostas para solucionar os aspectos eventualmente menos positivos; contribuir para a transformação da Extremos numa empresa mais verde, através da elaboração de uma política de sustentabilidade, apostando na imposição no mercado também pela sua aposta a nível sustentável; adquirir competências enquanto animador turístico, participando nas actividades desenvolvidas pela empresa, numa perspectiva de aprender fazendo. Nele será discutida a definição de Ecoturismo e feita uma análise do seu estado de desenvolvimento em Portugal e no Mundo. Será também explorado o conceito de Animação Turística e o papel dos profissionais desta área, ambos pilares no enquadramento teórico ao percurso pessoal do aprendente de animador turístico na empresa Extremos. Subsequentemente, será realizada uma apresentação da empresa Extremos, seguida de uma análise das suas potencialidades e fragilidades. Por fim, e a partir da reflexão resultante da participação em actividades práticas, serão apresentadas propostas para solucionar aspectos eventualmente menos positivos, assim como, sugestões para tornar a empresa mais sustentável. Palavras-Chave: Ecoturismo, Animação Turística, Animadores Turísticos, Sustentabilidade, Turismo Sustentável. Abstract This report describes the stage of professional expertise attained following the work experience at the tourism recreation company Extremos. The principal objectives were: to learn about the internal and external operations of a tourism recreation company, its management processes and its provision of different tourism related products; to produce an analysis of the market opportunities and risks, presenting proposals to solve less positive aspects; to contribute to the evolution of Extremos into a greener company by developing sustainable principles, founded upon an assessment of the market as well as an assessment of its level of sustainability; to acquire competences as a recreation supervisor trainee while participating in activities developed by the company. Moreover, the definition of Ecotourism will be discussed and the level of its development in Portugal and worldwide analysed. The concept of Tourism Recreation and the role of professionals in this area, both being pillars for the theoretical framing of the trainee in recreation supervision on his personal journey of learning at Extremos, will be explored. Subsequently, a presentation about the company, Extremos, will be produced including an analysis of its potentials and its weaknesses. Finally, and after reflection upon the participation in practical activities, proposals will be presented to address probable less positive aspects and thus suggest ways to make the company as sustainable as possible. Key Words: Ecotourism, Tourism Recreation, Recreation Supervisors, Sustainability, Sustainable Tourism.
- “NET ZERO BUILDINGS” – APLICAÇÃO DO CONCEITO A UM EDIFÍCIO EXISTENTEPublication . Laborda, David; Jorge, Delmar; Lopes, RicardoOs edifícios de balanço energético nulo (NZEB - Net-Zero Energy Building) e/ou quase nulo (nZEB), têm vindo a ganhar crescente atenção desde a publicação da diretiva europeia 2010/31/EU [15]. Em Portugal, com a introdução do Decreto-Lei n.º118/2013, dá o primeiro passo para os edifícios com necessidades quase nulas de energia. Os novos edifícios licenciados após 31 dezembro de 2020, ou após 31 de dezembro de 2018 no caso de edifícios públicos, serão edifícios com necessidades quase nulas de energia. O objetivo do trabalho descrito neste artigo consiste na aplicação do conceito ”Net Zero Energy Building”, ao edifício existente do Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya), em Vila Nova de Gaia, com o intuito de analisar a viabilidade de otimização de energia e a metodologia deste conceito ao edifício, com recurso a ferramentas de simulação. Neste trabalho efetuámos uma simulação energética do edifício, através do DesignBuilder®, que servirá como termo de comparação para outras simulações. Serão delineadas as especificações a implementar no edifício por forma a ser considerado Net Zero Energy Building, com alterações na simulação do mesmo de acordo com as novas especificações. Por último, será feita a comparação técnica, financeira e ambiental da solução NZEB encontrada. Através das várias simulações energéticas ao edifício, conclui-se que é possível baixar as necessidades energéticas do edifício através de medidas de eficiência energética, em especial na iluminação e que os resultados obtidos, apesar de ser viável a implementação do conceito Net Zero Energy Building, traduzem um esforço financeiro e algumas condicionantes para a sua concretização.
- A formação inicial de professores do 1º Ciclo para a inclusão em PortugalPublication . Gusmão, Rita; Rodrigues, DavidA formação inicial de professores para a inclusão é hoje um dos temas mais relevantes em Educação Especial. Este tema tem vindo a ser, nos últimos anos, objeto de estudo da Agência Europeia Para o Desenvolvimento em Necessidades Especiais de Educação (AEDNEE), uma instituição europeia independente constituída em 1996 com o objetivo de concretizar os princípios e práticas da Educação para Todos consagrados na Declaração de Salamanca. O presente trabalho comparou as práticas de formação inicial de professores para a inclusão recomendadas pela AEDNEE com as práticas de formação inicial de professores do 1º ciclo praticadas em Portugal. Foi conduzida uma análise à legislação que regulamenta o acesso à carreira docente, a planos de estudo dos cursos de formação inicial de professores do 1º ciclo, a programas das unidades curriculares de Necessidades Educativas Especiais (NEE) destes cursos e foram realizadas entrevistas aos docentes responsáveis por essas unidades curriculares, em algumas instituições de ensino superior do nosso país. A autora pôde constatar algumas aproximações das práticas de formação inicial de professores do 1º ciclo portuguesas com as práticas recomendadas pela AEDNEE. A autora constatou no entanto que o caminho percorrido não é ainda, de forma alguma, garante da formação de professores inclusivos eficazes, sendo necessário adequar a legislação relativa à certificação dos cursos às exigências deste tipo de formação, reestruturar os cursos disseminando os conteúdos da educação especial por todas as disciplinas e introduzir conteúdos e estratégias pedagógicas mais eficazes de formação inicial de professores para a inclusão.
- Criação do interface de um sistema de gestão museológico de história naturalPublication . Matos, JoãoOs museus alocam nos seus arquivos um espólio científico vasto e de valor material e científico incalculável. Infelizmente a sua gestão é uma tarefa que é por vezes dificultada por estratégias pouco eficazes, que podem, em casos limite, colocar em causa a própria conservação e preservação da identidade dos objetos. Esta realidade é ainda mais pertinente no caso dos museus de História Natural devido à complexidade e diversidade de informação que está associada aos espécimes neles alojados. Neste projeto de design de comunicação, propomo-nos desenvolver o interface de um sistema de gestão museológica de história natural, ao mesmo tempo que é explicitado de forma metódica o processo de investigação e construtivo. Espera-se que fique em evidência, ao longo deste projeto, o contributo que o Design de Comunicação, e os seu congéneres Design de Interfaces e Informação, podem dar ao conhecimento científico, através de uma análise, tratamento e visualização assertiva da informação.
- Estratégias a adotar pelas micro e pequenas empresas em tempos de crise económica, na Freguesia de Carnide em LisboaPublication . Anastácio, João Manuel Gomes Lima; Fonseca, José Manuel daA nível global as micro e pequenas empresas são parte importante do funcionamento das economias. Grandes economias como a Americana e a Europeia, têm dedicado grande atenção a estas empresas, porquanto são relevantes para o PIB, para a criação de empregos e como tal para a coesão económica e social. São contudo empresas muito vulneráveis porque dependentes do seu fundador, pelo que o seu ciclo de vida está intimamente ligado ao ciclo de vida do empresário. Para além do mais o nível de formação e know-how do empresário e as suas habilidades para gerir a empresa e o negócio são fatores críticos. São como tal o segmento de empresas sujeitas a uma maior taxa de mortalidade. Os empresários Portugueses apresentam na generalidade uma grande tendência para viverem isolados, não refletindo em conjunto os problemas e com isso tentarem encontrarem soluções comuns, porque as associações empresariais de fato não existem para estes empresários. As últimas três décadas foram marcadas por grandes alterações ao nível tecnológico com grandes reflexos na vida das sociedades e como tal na economia. Temos hoje uma economia dominada pelo digital, pela ecologia e pelo apelo à responsabilidade social das empresas, o que tem provocado grandes alterações aos modelos de negócio. Desta forma é cada vez mais relevante uma reflexão sobre os caminhos que os negócios devem prosseguir, ou seja é importante cada empresa definir qual a sua estratégica desde o seu nascimento e adaptar-se constantemente às mudanças, para melhor se identificarem com o mercado onde vão operar. Os períodos de crise económica acrescentam um outro nível de exigência, sendo que agora temos de desenvolver estratégias muito eficazes, mas simples e onde os aspetos da rentabilidade e do financiamento são fatores críticos para o sucesso do negócio.