Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Literacia e educação terapêutica: capacitar a pessoa com diabetes tipo 2 a lidar com a sua condição de saúde

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Isabel Cruz Cordeiro Lopes.pdf1.66 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A diabetes para além de ser uma doença crónica, constitui um grave problema de saúde pública a nível mundial, não só pelo aumento da sua incidência, como também pela sua elevada morbilidade e mortalidade. Capacitar as pessoas para a gestão da sua saúde e dos sintomas, na presença de doença crónica é um dos desígnios dos profissionais de enfermagem. O enfermeiro como elemento fundamental na equipa de tratamento depara-se com o desafio e com a responsabilidade de ajudar o doente na aquisição de conhecimentos e capacidades para o autocuidado. O presente estudo têm como objetivo aumentar a literacia em saúde e capacitar a pessoa com diabetes tipo 2 na tomada de decisão para a gestão, adesão do regime terapêutico e autocuidados. Implementou-se um programa de educação, numa amostra de 19 pessoas com diabetes tipo 2 e avaliou-se os conhecimentos acerca da doença antes e após a implementação do mesmo, através de um questionário de conhecimentos e autocuidados. O programa de intervenção teve a duração de dois meses, com inicio a 19 de Fevereiro e términus a 22 de Abril de 2014, demonstrou que, houve melhoria estatisticamente significativa para o total da escala de conhecimentos, para o total da escala de autocuidados (e nas suas duas dimensões referentes à alimentação e alimentação específica) e literacia em saúde. Podemos concluir que programas de educação em diabetes, são cada vez mais importantes, para informar, educar e motivar a adoção de estilos de vida mais saudáveis, para ajudar a diminuir as complicações da doença, melhorando a qualidade de vida das pessoas com diabetes.

Description

Keywords

Literacia em saúde Autocuidado Diabetes mellitus tipo 2

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue