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Abstract(s)
O objetivo deste trabalho consiste na análise do contributo que a Força Aérea
Portuguesa dá para a dinamização da rede aeronáutic a nacio nal, com vista à sua evolução
para um cluster. Esta evolução designar-se-á neste trabalho por clusterização.
A Força Aérea opera Sistemas de Armas complexos para os quais é necessário
realizar um conjunto de atividades de aquisição, manutenção, modificação e certificação.
Nesse processo, envolve outros operadores, entidades reparadoras, universidades e
institutos nacionais e estrangeiras. O conjunto destas organizações é aqui designado por
rede aeronáutica nacional ou apenas rede, sempre que o contexto seja auto-explicativo. O
problema consiste em avaliar de que forma pode a Força Aérea Portuguesa contribuir para
o desenvolvimento da rede aeronáutica nacional no sentido desta se tornar um cluster. Esta
análise pressupõe que um cluster possui, em relação à rede, um nível superior de
interação organizacional donde decorrem benefícios para todas as entidades envolvidas.
O conceito utilizado para cluster é o de Michael Porter.
Para atingir o objetivo deste trabalho recorre-se à metodologia de investigação
proposta por Raymond Quivy e Luc Van Campenhoudt. Identificado o problema, são
apresentadas e testadas as hipóteses cuja validação irá responder à pergunta de partida. O
teste das hipóteses é realizado com base nas pesquisas documentais e nas entrevistas
efetuadas.
Como resultados principais observa-se que as organizações da rede aeronáutica
nacional têm atualmente uma interação formal subdesenvolvida que não lhes permite
funcionar como um cluster no verdadeiro sentido que o conceito supõe. Apesar disso,
observa-se uma tendência na dinâmica de interação que concorre para a implementação
futura de um verdadeiro cluster aeronáutico em Portugal. Por outro lado, na avaliação da
interação da Força Aérea com as outras organizações da rede aeronáutica nacional, apesar
das suas especificidades e também por causa das mesmas – instituição militar – constata-se
que a mesma pode dar um contributo inimitável e decisivo para o desenvolvimento
daquela rede através dos seus papéis de cliente e de parceiro de Investigação e
Desenvolvimento.
Desta forma, as duas hipóteses propostas foram validadas. A rede aeronáutica
nacional converge para um cluster e a Força Aérea Portuguesa tem um papel chave neste
processo. Abstract: The aim of this research work is the analysis of the contribution given by the
Portuguese Air Force to the promotion of the Portuguese aeronautical network towards its
evolution into a cluster. This evolution shall here be designated as clusterization.
The Air Force operates complex weapon systems for which it is performed a series
of acquisition, maintenance, modification and certification activities. This process involves
domestic and international repair stations, research and development and educational
establishments. All these organizations, including the Air Force are, in this work,
designated by national aeronautical network or simply network when the context is self explanatory.
Thus, the problem is to evaluate in what way the Portuguese Air Force can help the
development of the national aeronautical network towards a cluster. This analysis assumes
that a cluster has, in relation to the network, a higher level of organizational interaction
which entails benefits for all entities involved. The cluster concept used has been proposed
by Michel Porter.
To achieve the objective of this work it is used the social sciences research
methodology proposed by Raymond Quivy and Luc Van Campenhoudt. Identified the
problem, hypotheses are presented and tested, answering the central question. The
hypotheses test is made based on documentary research and the interviews conducted.
As main results it was found that the national aeronautical network of organizations
has presently an underdeveloped formal interaction, being unable to function as a cluster in
the true sense tha t the concept implies. Nevertheless, there is a tendency in the dynamics
of interaction that contributes to the future implementation of a real aeronautical cluster in
Portugal.
Furthermore, in assessing the interaction of the Air Force with other organizations
of the national aeronautical network, despite its peculiarities and also because of them -
military institution - it can make a decisive contribute to the network development, through
its role as customer and research and development partner.
Thus, the two hypotheses proposed have been validated. The national aeronautical
network converges to a cluster and the Portuguese Air Force has a key role in this process.
Description
Keywords
Cluster Competência Vantagem Competitiva Manutenção Investigação e Desenvolvimento Sistema de Armas