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Qual o impacto do endomarketing no engagement dos colaboradores perante a empresa?

dc.contributor.advisorDutschke, Georg
dc.contributor.authorPacheco, Raquel Palhotas
dc.date.accessioned2018-01-12T16:31:45Z
dc.date.available2018-01-12T16:31:45Z
dc.date.issued2017-12
dc.description.abstractO presente trabalho teve como principal objectivo perceber qual o impacto do endomarketing no engagement dos colaboradores perante uma empresa. Para tal recorreu-se à realização de um estágio curricular no Itau com o objectivo de proceder a um estudo de caso. Para a obtenção de dados recorreu-se à distribuição de dois inquéritos por questionários que apresentavam diferentes objectivos. O primeiro, estava relacionado com o endomarketing e tinha como objectivo perceber se existia algum modelo de endomarketing na empresa; o segundo estava relacionado com o engagement e tinha o objectivo de medir o nível de engagement dos funcionários do Itau. Após os seis meses de estágio e se serem recolhidos todos os dados necessários passou-se à análise e discussão dos mesmos onde foram calculados o coeficiente de Alpha de Cronbach para testar a fiabilidades e o coeficiente de Pearson para medir a correlação entre os factores extraídos da análise factorial exploratória. Com esta análise chegou-se à conclusão que no geral existe correlações entre o endomarketing e o engagement, no entanto existem factores mais relevantes que outros como é o caso da comunicação interna.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective oh this study was to understand the imapct of endomarketing on employees' engagement with a company. For this purpose, a curricular internship at Itau was used to carry out a case study. To obtain data, two questionnaries with different objectives were distributed. The first one was related to the endomarketing and had as objective to realize if there was any model of endomarketing in the company; the second was related to engagement and was intended to measure the level of engagement of Itau employees. After the six-month traineeship and with all necessary data collected, we proceeded to the analysis and discussion of the same ones where the Cronbach's Alpha coefficient to was used to test the reliabilities and the Pearson's coefficient was used to measue the correlation between the factors extracted from the exploratory factorial analysis. With this analysis it was conclued that in general there are correlations between endomarketing and engagement, however some factors are more relevant factors than others, on example is internal communication.pt_PT
dc.identifier.tid201818400pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20139
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEndomarketingpt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.subjectCliente internopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectOrganizaçõespt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleQual o impacto do endomarketing no engagement dos colaboradores perante a empresa?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameMarketingpt_PT

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