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De que forma a exploração da luz pode contribuir para desenvolver de forma integrada aprendizagens nas áreas curriculares de Estudo do Meio e Educação Artística

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Projeto de Investigação, Nº 200140019.pdf4.46 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente projeto de investigação surgiu da constatação de que, em muitos contextos educativos, a prática pedagógica ainda se encontra pouco centrada na Educação Artística, sendo frequentemente dominada por disciplinas como Português e Matemática. Partindo dessa realidade, foi desenvolvido um projeto interdisciplinar que integrou as áreas de Estudo do Meio e de Educação Artística, tendo como tema central a exploração da Luz. A escolha deste tema mostrou-se particularmente relevante por possibilitar aprendizagens integradas, articulando o conhecimento científico com a exploração artística, culminando na apresentação de um teatro de sombras, criado por alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, sustentada na observação participante, na análise documental e em registos audiovisuais, o que permitiu uma compreensão aprofundada do contexto educativo e das dinâmicas de aprendizagem. Os resultados obtidos revelam que a integração curricular promoveu um maior envolvimento e motivação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais, bem como para o fortalecimento da autonomia e da criatividade. O projeto evidencia, assim, a relevância de metodologias ativas e flexíveis que respeitem os interesses, os ritmos e as formas de aprender de cada criança. Destaca, ainda, o papel fundamental das expressões artísticas enquanto instrumentos facilitadores de construção de conhecimento e de desenvolvimento integral. Em síntese, esta experiência reforça a importância de práticas pedagógicas integradas e humanizadas, capazes de formar alunos críticos, criativos e participativos.
This research project emerged from the observation that, in many educational contexts, pedagogical practice remains with insufficient focus on Arts Education, often being dominated by subjects such as Portuguese and Mathematics. Based on this reality, an interdisciplinary project was developed that integrated the areas of Environmental Studies and Arts Education, with the central theme of exploring Light. The choice of this theme proved particularly relevant. It enabled integrated learning experiences that combined scientific knowledge with artistic exploration, culminating in the presentation of a shadow theatre performance created by primary school students. The research adopted a qualitative approach, supported by participant observation, document analysis, and audiovisual records, which allowed for an in-depth understanding of the educational context and learning dynamics. The results revealed that curricular integration promoted greater student engagement and motivation, contributing to the development of cognitive, social, and emotional skills, as well as strengthening autonomy and creativity. The project highlights the relevance of active and flexible methodologies that respect each child’s interests, pace, and learning styles. It also underscores the fundamental role of artistic expression as a facilitator of knowledge construction and holistic development. In summary, this experience reinforces the importance of integrated and humanized pedagogical practices capable of fostering critical, creative, and participatory learners.

Description

Keywords

Educação Artística Estudo do Meio Interdisciplinaridade Teatro de Sombras Aprendizagem Significativa Metodologias Ativas Arts Education Environmental Studies Interdisciplinarity Shadow Theatre Meaningful Learning Active Methodologies

Pedagogical Context

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