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A escolha da marca no setor farmacĂȘutico: medicamentos de marca ou genĂ©ricos? - Estudo ao consumidor e ao farmacĂȘutico.

dc.contributor.advisorMorais, JoĂŁo Daniel Faria Gomes
dc.contributor.authorMateus, Ana Sofia Loureiro
dc.date.accessioned2023-04-17T10:35:27Z
dc.date.available2023-04-17T10:35:27Z
dc.date.issued2023-02-01
dc.date.submitted2022-10-31
dc.description.abstractResumo: No processo de decisĂŁo de compra, a marca tem um papel muito importante e por vezes decisivo, ajudando a tornar mais acessĂ­vel a identificação do produto e diminuindo a incerteza do comprador (Conceição, 2005). No caso do setor farmacĂȘutico, mesmo sendo composto por uma indĂșstria inovadora e com maior desenvolvimento de novos produtos, a comunicação da marca torna-se mais complexa devido Ă  multiplicidade de estratĂ©gias, condicionalismos e pĂșblicos-alvo (Aroso, 2013). Nos Ășltimos anos verificou-se um aumento progressivo da divulgação e comercialização dos medicamentos genĂ©ricos (MG) em Portugal (Infarmed, 2015). No entanto, apesar de estar comprovada a sua eficĂĄcia e da relevĂąncia do aspeto econĂłmico (custo) na escolha e compra de um medicamento, alguns estudos realizados noutros paĂ­ses indicam que 20 a 30% dos consumidores acreditam que os genĂ©ricos sĂŁo menos seguros e menos eficazes (Figueiras et al., 2007). Tendo por base a premissa anterior, este estudo pretende analisar tanto a perceção do consumidor entre a escolha de genĂ©ricos ou medicamentos de marca (MM) e a forma como se origina o comportamento de compra, como tambĂ©m o papel das farmĂĄcias portuguesas no aconselhamento direto ao consumidor. Esta dissertação trarĂĄ importantes conclusĂ”es para a indĂșstria farmacĂȘutica, nomeadamente sobre a intenção de compra e caraterĂ­sticas diferenciadoras, contribuindo para a realização de melhores estratĂ©gias de marketing e gestĂŁo das marcas.pt_PT
dc.identifier.tid203272463
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44555
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.subjectSetor farmacĂȘuticopt_PT
dc.subjectMedicamentos de marcapt_PT
dc.subjectMedicamentos genéricospt_PT
dc.titleA escolha da marca no setor farmacĂȘutico: medicamentos de marca ou genĂ©ricos? - Estudo ao consumidor e ao farmacĂȘutico.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Comunicaçãopt_PT

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