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Modelo teórico-conceptual exploratório para implementação de veículos elétricos: estudo de caso do exército português

datacite.subject.fosLogísticapt_PT
dc.contributor.advisorReis, João Carlos Gonçalves dos
dc.contributor.authorSantos, Ricardo José Piriquito
dc.date.accessioned2020-10-22T11:26:51Z
dc.date.available2020-10-22T11:26:51Z
dc.date.issued2020-09
dc.date.submitted2020-05
dc.descriptionO motivo do Acesso Fechado está relacionado com a submissão de um paper com origem nesse TIA para a conferência internacional MICRADS 2021. Também é expectável que o paper vá ser publicado no Journal RISTI e, é de todo conveniente, bloquear o acesso público.pt_PT
dc.description.abstractA presente investigação, subordinada ao tema, “Modelo Teórico-Conceptual Exploratório para a Implementação de Veículos Elétricos. Estudo de Caso do Exército Português”, tem como finalidade apresentar um modelo teórico-conceptual para a implementação de veículos elétricos, alicerçado na literatura existente e na construção de um modelo teórico-conceptual reformulado depois da sua validação empírica. A metodologia empregue nesta investigação tem por base uma metodologia qualitativa e o método utilizado é o estudo de caso. Este relatório contempla três fontes de recolha de dados que se corroboram entre si: a primeira, contemplou dezanove entrevistas semiestruturadas; a segunda, uma observação direta através de notas de campo; e a terceira, análise de documentação oficial da unidade de análise. O trabalho de campo ocorreu durante um mês no Regimento de Transportes e na Direção de Material e Transportes, em Lisboa. Nos resultados, verificámos que esta investigação contribui com um modelo teórico-conceptual e a sua validação empírica, através de um modelo reformulado. Eventualmente, este modelo reformulado, apresenta contributos que serão úteis para novos modelos de implementação de veículos elétricos em organizações idênticas. Tais como: a intenção superior, a autonomia, as infraestruturas de carregamento, a manutenção, a viabilidade económica, o ambiente e o impacto social. Nesta esteira, observámos a ausência de estratégias de implementação de veículos elétricos; a viabilidade de autonomia às curtas distâncias; a viabilidade de implementação de pontos de carregamento elétricos no Regimento de Transportes; a necessidade de formação para efeitos de manutenção; a recuperação das baterias em fim de vida; o elevado custo inicial das viaturas elétricas; os elevados custos suportados pelo Exército em manutenção e combustível; os proveitos financeiros; o impacto ambiental; e a imagem do Exército. Assim, esta investigação veio preencher uma lacuna que existia na literatura, uma vez que, pelo que temos conhecimento, é a primeira vez que se desenvolve um modelo de implementação de veículos elétricos integrado, no Exército Português, verificado empiricamente e com perspetivas de generalização teórica.pt_PT
dc.identifier.tid202525074pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33753
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVeículos Elétricospt_PT
dc.subjectExército Portuguêspt_PT
dc.subjectRegimento de Transportespt_PT
dc.subjectModelo Teórico-Conceptualpt_PT
dc.titleModelo teórico-conceptual exploratório para implementação de veículos elétricos: estudo de caso do exército portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorAcademia Militar

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Tese Asp Santos. Veículos elétricos.pdf
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