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Modelo teórico-conceptual exploratório para implementação de veículos elétricos: estudo de caso do exército português
datacite.subject.fos | Logística | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Reis, João Carlos Gonçalves dos | |
dc.contributor.author | Santos, Ricardo José Piriquito | |
dc.date.accessioned | 2020-10-22T11:26:51Z | |
dc.date.available | 2020-10-22T11:26:51Z | |
dc.date.issued | 2020-09 | |
dc.date.submitted | 2020-05 | |
dc.description | O motivo do Acesso Fechado está relacionado com a submissão de um paper com origem nesse TIA para a conferência internacional MICRADS 2021. Também é expectável que o paper vá ser publicado no Journal RISTI e, é de todo conveniente, bloquear o acesso público. | pt_PT |
dc.description.abstract | A presente investigação, subordinada ao tema, “Modelo Teórico-Conceptual Exploratório para a Implementação de Veículos Elétricos. Estudo de Caso do Exército Português”, tem como finalidade apresentar um modelo teórico-conceptual para a implementação de veículos elétricos, alicerçado na literatura existente e na construção de um modelo teórico-conceptual reformulado depois da sua validação empírica. A metodologia empregue nesta investigação tem por base uma metodologia qualitativa e o método utilizado é o estudo de caso. Este relatório contempla três fontes de recolha de dados que se corroboram entre si: a primeira, contemplou dezanove entrevistas semiestruturadas; a segunda, uma observação direta através de notas de campo; e a terceira, análise de documentação oficial da unidade de análise. O trabalho de campo ocorreu durante um mês no Regimento de Transportes e na Direção de Material e Transportes, em Lisboa. Nos resultados, verificámos que esta investigação contribui com um modelo teórico-conceptual e a sua validação empírica, através de um modelo reformulado. Eventualmente, este modelo reformulado, apresenta contributos que serão úteis para novos modelos de implementação de veículos elétricos em organizações idênticas. Tais como: a intenção superior, a autonomia, as infraestruturas de carregamento, a manutenção, a viabilidade económica, o ambiente e o impacto social. Nesta esteira, observámos a ausência de estratégias de implementação de veículos elétricos; a viabilidade de autonomia às curtas distâncias; a viabilidade de implementação de pontos de carregamento elétricos no Regimento de Transportes; a necessidade de formação para efeitos de manutenção; a recuperação das baterias em fim de vida; o elevado custo inicial das viaturas elétricas; os elevados custos suportados pelo Exército em manutenção e combustível; os proveitos financeiros; o impacto ambiental; e a imagem do Exército. Assim, esta investigação veio preencher uma lacuna que existia na literatura, uma vez que, pelo que temos conhecimento, é a primeira vez que se desenvolve um modelo de implementação de veículos elétricos integrado, no Exército Português, verificado empiricamente e com perspetivas de generalização teórica. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202525074 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/33753 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Veículos Elétricos | pt_PT |
dc.subject | Exército Português | pt_PT |
dc.subject | Regimento de Transportes | pt_PT |
dc.subject | Modelo Teórico-Conceptual | pt_PT |
dc.title | Modelo teórico-conceptual exploratório para implementação de veículos elétricos: estudo de caso do exército português | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Academia Militar |
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