Repository logo
 
Publication

PRECONCEITOS E DESAFIOS: com Alunos Surdos no Ambiente Escolar em Paço do Lumiar, Maranhão -Brasil

dc.contributor.authorDias, Antonio Marcos Medeiros
dc.date.accessioned2024-06-17T14:12:15Z
dc.date.available2024-06-17T14:12:15Z
dc.date.issued2024-05-16
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga os desafios e preconceitos enfrentados por alunos surdos nas escolas inclusivas de Paço do Lumiar, Maranhão, e como esses fatores impactam sua experiência educacional. A análise aborda a percepção e preparo dos professores em relação à inclusão de alunos surdos, identificando barreiras linguísticas e estratégias educacionais adotadas. Além disso, explora as atitudes dos colegas de classe e propõe recomendações práticas para aprimorar a experiência educacional desses alunos. A pesquisa adotou uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), utilizando entrevistas semiestruturadas com alunos surdos, professores e familiares, além de questionários aplicados com os professores. A amostra incluiu participantes de escolas inclusivas do ensino fundamental, abrangendo séries iniciais e finais. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo a identificação de padrões, tendências e pontos significativos. Os resultados revelam que a falta de práticas inclusivas efetivas persiste, evidenciando desafios como a carência de preparo adequado dos professores, falta de recursos visuais e barreiras linguísticas que afetam diretamente o aprendizado dos alunos surdos. As atitudes dos colegas de classe variam, mas a falta de compreensão e comunicação efetiva surgem como obstáculos significativos. Estratégias como o uso de recursos visuais e a promoção de cursos de LIBRAS são apontadas como eficazes. Como recomendações, destaca-se a necessidade de formação em LIBRAS para toda a comunidade escolar, implementação de estratégias pedagógicas inclusivas e maior envolvimento da comunidade. A pesquisa sugere que, ao enfrentar os preconceitos e desafios existentes, será possível promover uma educação mais inclusiva, equitativa e enriquecedora para os alunos surdos em Paço do Lumiar, Maranhão.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid203625390
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51057
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectsupervisãopt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.subjectsurdezpt_PT
dc.titlePRECONCEITOS E DESAFIOS: com Alunos Surdos no Ambiente Escolar em Paço do Lumiar, Maranhão -Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DISSERTAÇÃO - Antonio Marcos - Mar2024.pdf
Size:
2.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: