Publication
PRECONCEITOS E DESAFIOS: com Alunos Surdos no Ambiente Escolar em Paço do Lumiar, Maranhão -Brasil
dc.contributor.author | Dias, Antonio Marcos Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2024-06-17T14:12:15Z | |
dc.date.available | 2024-06-17T14:12:15Z | |
dc.date.issued | 2024-05-16 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga os desafios e preconceitos enfrentados por alunos surdos nas escolas inclusivas de Paço do Lumiar, Maranhão, e como esses fatores impactam sua experiência educacional. A análise aborda a percepção e preparo dos professores em relação à inclusão de alunos surdos, identificando barreiras linguísticas e estratégias educacionais adotadas. Além disso, explora as atitudes dos colegas de classe e propõe recomendações práticas para aprimorar a experiência educacional desses alunos. A pesquisa adotou uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), utilizando entrevistas semiestruturadas com alunos surdos, professores e familiares, além de questionários aplicados com os professores. A amostra incluiu participantes de escolas inclusivas do ensino fundamental, abrangendo séries iniciais e finais. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo a identificação de padrões, tendências e pontos significativos. Os resultados revelam que a falta de práticas inclusivas efetivas persiste, evidenciando desafios como a carência de preparo adequado dos professores, falta de recursos visuais e barreiras linguísticas que afetam diretamente o aprendizado dos alunos surdos. As atitudes dos colegas de classe variam, mas a falta de compreensão e comunicação efetiva surgem como obstáculos significativos. Estratégias como o uso de recursos visuais e a promoção de cursos de LIBRAS são apontadas como eficazes. Como recomendações, destaca-se a necessidade de formação em LIBRAS para toda a comunidade escolar, implementação de estratégias pedagógicas inclusivas e maior envolvimento da comunidade. A pesquisa sugere que, ao enfrentar os preconceitos e desafios existentes, será possível promover uma educação mais inclusiva, equitativa e enriquecedora para os alunos surdos em Paço do Lumiar, Maranhão. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203625390 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/51057 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | supervisão | pt_PT |
dc.subject | escola | pt_PT |
dc.subject | surdez | pt_PT |
dc.title | PRECONCEITOS E DESAFIOS: com Alunos Surdos no Ambiente Escolar em Paço do Lumiar, Maranhão -Brasil | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |