Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Gênero e pré-escola: experiências e estratégias de homens educadores de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ed Infancia - Port.pdf486.9 KBAdobe PDF Download
Ed Infancia - Eng.pdf475.24 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo analisou as dinâmicas de gênero no contexto da educação de infância, em Portugal. Procurámos observar se os homens educadores de infância vivenciam as consequências negativas associadas aos tokens e a possível emergência de fenômenos relacionados com a construção social da masculinidade. A análise temática dos conteúdos de 14 entrevistas individuais semiestruturadas com educadores/as de infância originou seis temas e evidenciou a especificidade da inserção profissional dos homens. As vivências e as estratégias descritas pelos entrevistados e percecionadas pelas entrevistadas evidenciam os efeitos da construção social da masculinidade e confirmam parte dos efeitos do seu estatuto de tokens, ainda que de modo distinto ao revelado pelos estudos centrados nas mulheres nessa situação.
This study analysed the gender dynamics prevailing in the context of early childhood education in Portugal. We sought to observe whether male early childhood educators experience the negative consequences associated with tokens and the possible emergence of phenomena related to the social construction of masculinity. The thematic analysis of the contents of 14 semi-structured individual interviews with early childhood educators originated six themes and highlighted the specificity of the professional insertion of men. The experiences and strategies described by the male interviewees and perceived by the female interviewees highlight the effects of the social construction of masculinity and confirm part of the effects of their status as tokens, although differently to the ways revealed by studies focused on women in this situation.

Description

Keywords

Educação pré-escolar Relações de gênero Homem Masculinidade Pre-school education Gender relations Man Masculinity

Citation

Santos, M. H., Cruz, E. F., & Marques, A. M.(2022). Gênero e pré-escola: experiências e estratégias de homens educadores de infância. Cadernos De Pesquisa, 52, e08974. doi: 10.1590/198053148974

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Altmetrics