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A perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação social

dc.contributor.advisorLopes, Cidália Maria da Mota
dc.contributor.advisorViseu, Clara Margarida Pisco
dc.contributor.authorGomes, Ana Filipa Carvalho
dc.date.accessioned2024-01-11T13:07:28Z
dc.date.available2024-01-11T13:07:28Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA presente dissertação versa sobre uma análise da perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação social. A literatura fiscal observa que os fatores socio demográficos, tais como, o nível de habilitações literárias, o género e as idades contribuem para o cumprimento das obrigações fiscais, a par de outros fatores económicos, como o nível de rendimento e a sua categoria de tributação, a taxa de imposto, as sanções aplicadas, entre outros. Adicionalmente, existem estudos que sublinham a importância que a educação fiscal tem no incentivo ao cumprimento das obrigações fiscais dos contribuintes. Neste trabalho procura-se aferir a importância do papel da comunicação social e dos media na perceção dos impostos em Portugal. Trata-se, na realidade, de um assunto ainda pouco explorado na literatura fiscal nacional e internacional. Para atingir o nosso objetivo recorreu-se a uma amostra de contribuintes individuais, no sentido de apurar a sua perceção acerca dos impostos, bem como a forma como a comunicação social transmite a informação fiscal e os influencia. Do estudo realizado, foi possível verificar que a variável idade tem um considerável impacto na perceção dos impostos, pelo que se considera essencial criar estratégias de educação fiscal direcionadas a cada faixa etária, como forma de incentivar o cumprimento fiscal voluntário. Observámos ainda a importância do papel da comunicação social enquanto fonte informativa de matérias fiscais, uma vez que é através dos meios de comunicação social que os contribuintes se mantêm informados, considerando-se aqui crucial que a informação transmitida seja credível e de confiança, por forma a melhorar o cumprimento fiscal.pt_PT
dc.identifier.tid203461053pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/48846
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCumprimento fiscalpt_PT
dc.subjectPerceçãopt_PT
dc.subjectImpostospt_PT
dc.subjectEducação fiscalpt_PT
dc.subjectComunicação socialpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleA perceção dos impostos em Portugal e da influência dos media e da comunicação socialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

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