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Authors
Abstract(s)
A presente dissertação versa sobre uma análise da perceção dos impostos em Portugal e
da influência dos media e da comunicação social. A literatura fiscal observa que os fatores
socio demográficos, tais como, o nível de habilitações literárias, o género e as idades
contribuem para o cumprimento das obrigações fiscais, a par de outros fatores
económicos, como o nível de rendimento e a sua categoria de tributação, a taxa de
imposto, as sanções aplicadas, entre outros.
Adicionalmente, existem estudos que sublinham a importância que a educação fiscal tem
no incentivo ao cumprimento das obrigações fiscais dos contribuintes.
Neste trabalho procura-se aferir a importância do papel da comunicação social e dos
media na perceção dos impostos em Portugal. Trata-se, na realidade, de um assunto ainda
pouco explorado na literatura fiscal nacional e internacional. Para atingir o nosso objetivo
recorreu-se a uma amostra de contribuintes individuais, no sentido de apurar a sua
perceção acerca dos impostos, bem como a forma como a comunicação social transmite
a informação fiscal e os influencia.
Do estudo realizado, foi possível verificar que a variável idade tem um considerável
impacto na perceção dos impostos, pelo que se considera essencial criar estratégias de
educação fiscal direcionadas a cada faixa etária, como forma de incentivar o cumprimento
fiscal voluntário.
Observámos ainda a importância do papel da comunicação social enquanto fonte
informativa de matérias fiscais, uma vez que é através dos meios de comunicação social
que os contribuintes se mantêm informados, considerando-se aqui crucial que a
informação transmitida seja credível e de confiança, por forma a melhorar o cumprimento
fiscal.
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Keywords
Cumprimento fiscal Perceção Impostos Educação fiscal Comunicação social Portugal