Repository logo
 
Publication

As regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticas

dc.contributor.advisorVale, Vera Maria Silvério do, 1961-
dc.contributor.authorAlmas, Lígia Fernandes das
dc.date.accessioned2019-06-26T11:06:36Z
dc.date.available2019-06-26T11:06:36Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO jardim de infância e a escola desempenham um papel importante na evolução/desenvolvimento das crianças, sobretudo no que se refere à aquisição de regras. Deste modo, no presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, são apresentados dois estudos. O primeiro, denominado de estudo piloto, tinha como objetivo identificar as estratégias utilizadas por várias Educadoras de Infância e Assistentes Operacionais relativamente à construção e implementação das regras nas instituições onde trabalhavam. Este estudo piloto foi essencial para a realização de um segundo, mais aprofundado, desta vez com vinte alunos de uma turma do 2.º ano de escolaridade. Relativamente à recolha e tratamento de dados, foram empregues os métodos que melhor se adaptam à finalidade do estudo. No primeiro adotei o inquérito por questionário, respetiva análise e observação direta. Já no segundo estudo, utilizei uma grelha de observação tanto para a docente como para os alunos, prosseguindo-se da análise e posterior implementação de regras através do programa de incentivos. Como será descrito posteriormente, toda a intervenção obteve resultados positivos no grupo. Considero que a utilização dos materiais de incentivo, que foram construídos para motivar e envolver os alunos no cumprimento das regras, foi bem-sucedida. Esta aquisição, apesar do pouco tempo a que o programa de incentivos foi implementado, concluí que as regras devem ser construídas com as crianças, o mais precocemente possível e que aquando da sua implementação devem ser relembradas e reforçadas de forma positiva.pt_PT
dc.identifier.tid202255409pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29046
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRegraspt_PT
dc.subjectConstrução de Regraspt_PT
dc.subjectLimitespt_PT
dc.subjectPrograma de Incentivospt_PT
dc.titleAs regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
LIGIA_ALMAS.pdf
Size:
3.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: