Publication
As regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticas
dc.contributor.advisor | Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- | |
dc.contributor.author | Almas, Lígia Fernandes das | |
dc.date.accessioned | 2019-06-26T11:06:36Z | |
dc.date.available | 2019-06-26T11:06:36Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O jardim de infância e a escola desempenham um papel importante na evolução/desenvolvimento das crianças, sobretudo no que se refere à aquisição de regras. Deste modo, no presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, são apresentados dois estudos. O primeiro, denominado de estudo piloto, tinha como objetivo identificar as estratégias utilizadas por várias Educadoras de Infância e Assistentes Operacionais relativamente à construção e implementação das regras nas instituições onde trabalhavam. Este estudo piloto foi essencial para a realização de um segundo, mais aprofundado, desta vez com vinte alunos de uma turma do 2.º ano de escolaridade. Relativamente à recolha e tratamento de dados, foram empregues os métodos que melhor se adaptam à finalidade do estudo. No primeiro adotei o inquérito por questionário, respetiva análise e observação direta. Já no segundo estudo, utilizei uma grelha de observação tanto para a docente como para os alunos, prosseguindo-se da análise e posterior implementação de regras através do programa de incentivos. Como será descrito posteriormente, toda a intervenção obteve resultados positivos no grupo. Considero que a utilização dos materiais de incentivo, que foram construídos para motivar e envolver os alunos no cumprimento das regras, foi bem-sucedida. Esta aquisição, apesar do pouco tempo a que o programa de incentivos foi implementado, concluí que as regras devem ser construídas com as crianças, o mais precocemente possível e que aquando da sua implementação devem ser relembradas e reforçadas de forma positiva. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202255409 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29046 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Regras | pt_PT |
dc.subject | Construção de Regras | pt_PT |
dc.subject | Limites | pt_PT |
dc.subject | Programa de Incentivos | pt_PT |
dc.title | As regras e os limites na sala de aula - algumas propostas didáticas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |