Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Teste de articulação verbal (TAV): aplicabilidade ao português moçambicano

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Rodrigues Germano_PósProvas-FINAL.pdf2.31 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Objetivos: Esta pesquisa pretendeu analisar a aplicabilidade do Teste de Articulação Verbal (TAV), versão portuguesa, para português moçambicano e determinar o inventário consonântico de crianças moçambicanas dos 3 aos 5 anos e 11 meses de idade. Metodologia: Estudo de carácter metodológico, observacional e transversal. A aplicabilidade dos estímulos do TAV ao português moçambicano foi realizada através de um painel de peritos e pré-teste com crianças da faixa etária acima mencionada. O critério utilizado para o estímulo ser considerado aplicável foi quando 55% ou mais das crianças o nomearam. No estudo observacional foi analisado o inventário consonântico, com o TAV, de crianças com desenvolvimento normal. Foi usado o Rastreio de Linguagem e Fala (RALF) e o TAV. Resultados: Participaram no estudo 85 crianças, 53% eram do sexo feminino. Aos 3 anos de idade 75,7% dos estímulos do TAV foram fáceis de nomear enquanto aos 4 anos foram 94,6% e aos 5 anos 91,9%. Os estímulos „trator‟, „grávida‟ e „cruz‟ foram de difícil nomeação (<55%) em todas as faixas etárias. Aos três anos, a percentagem de produção correta das consoantes do TAV foi superior a 85,7%, enquanto aos 4 e 5 anos, todas as consoantes iniciais foram produzidas corretamente em 100% dos casos. O maior predomínio de „erros‟, de acordo com a idade foram as omissões/reduções de grupos consonânticos e as substituições. Conclusões: A maioria (>75%) dos estímulos do TAV foram aplicáveis a crianças moçambicanas dos três aos cinco anos e 11 meses. O inventário consonântico está globalmente dominado a adquirido pelas crianças moçambicanas nas faixas etárias estudadas.

Description

Keywords

Fala Teste de articulação verbal Perturbação dos sons da fala

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue