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A perceção dos profissionais de educação especial face à ludoterapia em contexto educativo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Maria Cristina Ferreira Saraiva Pires
dc.contributor.authorRamos, Rosa Maria Saraiva Pires
dc.date.accessioned2016-08-09T11:27:06Z
dc.date.available2016-08-09T11:27:06Z
dc.date.issued2014-07-29
dc.date.submitted2014-07-29
dc.description.abstractA presente dissertação visa contribuir para a melhoria das práticas pedagógicas em Educação Especial. Pretendemos conhecer a perceção dos profissionais/professores de educação especial face à Ludoterapia e demonstrar que este procedimento é capaz de operar a diferenciação pedagógica, complementada com outras metodologias e terapias. Este estudo integrou duas amostras pertencentes ao concelho da Figueira da Foz. A Amostra A foi composta por profissionais de educação especial que responderam a 5 entrevistas e a Amostra B foi constituída por 26 professores de educação especial que responderam a um inquérito por questionário. Encontrámos suporte empírico para as 4 hipóteses enunciadas: Hipótese 1, A Ludoterapia favorece o desenvolvimento cognitivo do aluno com necessidades educativas especiais; Hipótese 2, A Ludoterapia favorece o desenvolvimento psicomotor do aluno com necessidades educativas especiais; Hipótese 3, A Ludoterapia favorece o desenvolvimento sócio-afectivo do aluno com necessidades educativas especiais; e Hipótese 4 A Ludoterapia, complementada com outras metodologias de ensino, é adequada para o ensino especial. Os resultados evidenciaram que os inquiridos têm uma opinião muito favorável à utilização do contexto lúdico nas aprendizagens funcionais dos alunos NEE e na sua inclusão no grupo/turma e escola; a Ludoterapia é um procedimento privilegiado, para alunos especiais ao estimular o seu desenvolvimento cognitivo, motor e sócio-afectivo, ao promover uma socialização melhor e um modelar de atitudes/personalidades mais adequado. Os resultados foram discutidos tendo a ideia que ao oferecer às crianças com NEE a possibilidade de brincar, oferece-se muito mais do que o ato em si mesmo, oferece-se qualidade de vida, um desenvolvimento mais natural/eficiente e ainda a possibilidade de se reconhecer como ser.pt_PT
dc.identifier.tid201224500pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14428
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectProfessorpt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectTerapiapt_PT
dc.titleA perceção dos profissionais de educação especial face à ludoterapia em contexto educativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educação João de Deus
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação na Especialidade em Educação Especial: Domínio Cognitivo-Motorpt_PT

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